Acesso à informação

A Lei nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação), de 18 de novembro de 2011, determinou os procedimentos a serem observados por órgãos públicos para assegurar o acesso às informações públicas.

Em 2015, o Conselho Nacional de Justiça publicou a Resolução nº 215. A norma estabeleceu regras e procedimentos a serem seguidos pelos tribunais para garantir o direito constitucional de acesso às informações, de acordo com os princípios da Administração Pública.

Para cumprir a Lei de Acesso à Informação e a resolução CNJ 215/2015, o TRE-MG disponibiliza abaixo as informações públicas produzidas pelo órgão. Quem não encontrar os dados que está procurando pode acessar a página da Ouvidoria Eleitoral e registrar um pedido formal de acesso à informação.


ITEM

INFORMAÇÃO/LINK

GESTÃO

1 Objetivos estratégicos, metas, indicadores
2 Resultados do Planejamento Estratégico alcançados pelo órgão
3 Registro das competências e responsabilidades do órgão
4 Estrutura organizacional, com relação hierárquica entre as unidades
5 Atos normativos expedidos pelo órgão
6 Os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras
7

Estatística na página principal do órgão, com vistas a reunir dados abertos, Painéis de Business Intelligence e Relatórios Estatísticos referentes à atividade-fim do Poder Judiciário.

8

Acompanhamento dos procedimentos e processos administrativos instaurados

AUDIÊNCIAS E SESSÕES

9 Audiências e/ou sessões públicas realizadas
10

Calendário das sessões colegiadas

11

Pauta de julgamentos

12

Transmissão ao vivo, pela internet, das sessões dos órgãos colegiados do tribunal ou conselho

13

Disponibilização do vídeo das sessões dos órgãos colegiados

14 Resultado e atas das reuniões das comissões

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO - SIC

15

Telefones das unidades e horários de atendimento

16

Campo denominado 'Serviço de Informações ao Cidadão - SIC na página inicial

17 Carta de Serviços ao Cidadão
18 Unidade responsável pelo SIC
19 Atendimento presencial de pedido de acesso a informações
20 Atendimento de forma eletrônica de pedido de acesso a informações
21 Acompanhamento do pedido de acesso à informação
22

Interposição de recurso

23 Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade (FAQ)
24 Relatórios estatísticos anuais de pedidos de informaçõess
25 Acesso aos principais serviços de atendimento

OUVIDORIA

26 Formulário de denúncias e reclamações
27 Acompanhamento de denúncias e reclamações
28 Pesquisa de satisfação do atendimento Ouvidoria

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

29 Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação-
PDTIC
30 Contratações e Aquisições de TIC
31 Painel com Informações relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação, que permitam a extração de dados públicos
32 Dados Abertos
33 Acesso automatizado por sistemas externos

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

34

Anexo I da Resolução CNJ nº 102/2009 - Despesas e Receitas

35

Anexo II da Resolução CNJ nº 102/2009 - Informações Orçamentárias

36

Íntegra da Lei Orçamentária ou do quadro de detalhamento da despesa com a distribuição dos recursos por grau de jurisdição

37

Mapa Demonstrativo da Execução Orçamentária do ano anterior, com indicação das despesas realizadas com o primeiro e segundo graus de jurisdição

39

Relatório de Gestão Fiscal

40

Mapa anual com informações relativas a Precatórios

41

Relação dos Contratados com os Respectivos Valores Pagos

LICITAÇÕES, CONTRATOS E INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO

42

Estudos Técnicos Preliminares da Contratação

43

Mapa Comparativo de Preços

44

Editais de licitação com os respectivos anexos

45

Questionamentos apresentados entre a publicação do Edital e a abertura da sessão pública

46

Impugnações apresentadas entre a publicação do Edital e a abertura da sessão pública

47

Vencedor da licitação

48

Contratos firmados

49

Instrumentos que substituem o contrato

50

Termos Aditivos assinados

51

Projeto Básico, Termo de Referência e documento similar

52

Dispensa ou inexigibilidade de licitação

53

Instrumentos de cooperação/Convênio

GESTÃO DE PESSOAS

54

Estrutura remuneratória dos servidores com cargos efetivos - Anexo III-a da Res. CNJ nº 102/2009

55

Estrutura remuneratória dos ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança - Anexo III-b da Res. CNJ nº 102/2009

56

Estrutura remuneratória dos membros da magistratura - Anexo III-c da Res. CNJ nº 102/2009

57

Quantitativo de cargos efetivos do quadro de pessoal do órgão (Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “a” )

58

Quantitativo de cargos em comissão e funções de confiança do quadro de pessoal do órgão (Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “b”)

59

Origem funcional dos ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança (Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “c”)

60

Situação funcional dos servidores ativos do quadro de pessoal do órgão (Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “d”)

61

Cargos de Magistrados do Quadro de Pessoal do Órgão (Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “e”)

62

Situação Funcional dos Magistrados Ativos do Quadro de Pessoal do Órgão Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “f”)

63

Magistrados não integrantes do quadro próprio em exercício no órgão (Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “g”)

64

Quantitativos de beneficiários e dependentes de benefícios assistenciais (Anexo IV da Res. CNJ nº 102/2009 - Alínea “h”)

65

Membros e agentes públicos . (Anexo V da Res. CNJ nº 102/2009)

66

Empregados de empresas contratadas em exercício nos órgãos. (Anexo VI da Res. CNJ nº 102/2009)

67

Servidores e/ou empregados não integrantes do quadro próprio em exercício no órgão sem exercício de cargo em comissão ou função de confiança (Anexo VII da Res. CNJ nº 102/2009).

68

Tabela de Lotação de Pessoal (TLP)

69

Relação de membros e servidores que se encontram afastados para o exercício de funções em outros órgãos

70

Remuneração e Proventos de membros, servidores (ativos e aposentados), pensionistas e colaboradores

71

Diárias concedidas por nome e cargo do favorecido, além da data, o destino e o motivo da viagem; e passagens concedidas por nome e cargo do favorecido, além da data, o destino, o motivo da viagem e o motivo da viagem

72

Relação dos servidores que atuam no regime de teletrabalho com atualização semestral

73

Relação dos profissionais ou órgãos cadastrados no Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos

AUDITORIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

74

Relatório de Gestão Anual

75

Prestação de Contas TREMG – Regularidade TCU

76

Certificados - Relatórios de Auditoria de Contas

77

Plano Anual de Auditoria Interna - PAA

78
Plano Anual de Capacitação de Auditoria (PAC-Aud)

79

Relatório Anual das Atividades de Auditoria Interna

SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE

80

Plano de Logística Sustentável do TRE-MG

81 Planos de ação do PLS
82 Relatórios anuais de desempenho do PLS
83

A composição e o contato da Comissão Gestora do PLS

84

Serviços de intérprete de Língua Brasileira de Sinais em manifestações públicas

85

Planejamento das ações de acessibilidade

86 Relatório anual de ações de acessibilidade
87 Acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência

 

As Cartas de Serviços do TRE-MG apresentam aos cidadãos os serviços prestados pelos cartórios eleitorais e pelo Tribunal. Elas deixam claros os padrões de atendimento estabelecidos e os principais compromissos do relacionamento entre a instituição e seus públicos.

Com as publicações das Cartas de Serviços, a Justiça Eleitoral mineira busca fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade quanto à sua atuação e garantir o direito do cidadão de receber serviços de acordo com as suas necessidades e expectativas.

Acesse:

 

As informações sob a guarda das instituições são públicas. O acesso a elas só pode ser restringido em casos específicos e, conforme o caso, por período de tempo determinado.

A Constituição Federal garante que todos os cidadãos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, com exceção daquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado (CF, art. 5º, XXXIII).

Informações classificadas como sigilosas são aquelas que a divulgação possa colocar em risco a segurança da sociedade (vida, segurança, saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência). Por isso, apesar de serem públicas, o acesso a elas deve ser restringido por meio da classificação da autoridade competente.

Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação – estabelece no art. 23 as situações nas quais as informações são consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado.

O artigo 41 da Resolução CNJ nº 215/2015 regulamenta a publicação de relação com as informações classificadas como sigilosas e de relação com as informações que foram desclassificadas do sigilo.

A Resolução nº 1.022, de 08/11/2016, regulamenta o acesso à informação e a aplicação da Lei nº 12.527/2011 no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Atualmente, os relatórios de classificação da informação em grau de sigilo no âmbito do TRE-MG estão sendo finalizados e homologados pelos gestores.

 

Documentos classificados em grau de sigilo

Ano Assunto Tipo de documento Grau de Sigilo Dispositivo legal que fundamenta a classificação Autoridade classificadora Data do término da restrição
2019*
2018*
2017*

* Neste período nenhum documento foi classificado em grau de sigilo.

 

Informações desclassificadas

Ano Assunto Tipo de documento Grau de Sigilo Dispositivo legal de fundamentação Autoridade classificadora Data do término da restrição
2019*
2018*
2017*

* Neste período nenhuma informação foi desclassificada.

As respostas às perguntas mais frequentes da sociedade (FAQ) podem ser consultadas aqui .

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Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

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