Serviço de intérprete de linguagem brasileira de sinais, áudio dos textos e comunicação em linguagem acessível

O TSE e o TRE- MG desenvolvem ações constantes para facilitar e ampliar o acesso das pessoas com deficiência e/ou restrições motoras ao seu portal na internet.

As páginas são codificadas em conformidade com as recomendações do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), órgão que estabelece as diretrizes internacionais para a acessibilidade na web. Assim, o Tribunal cumpre o que estabelece o art. 8º, § 3º, inciso VIII da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011); a Resolução-TSE nº 23.381/2012; o Decreto nº 5.296/2004 e o Decreto nº 6.949/2009.

O TRE-MG disponibiliza conteúdos audiovisuais com recursos de Libras, legendas e audiodescrição em suas plataformas e nas redes sociais.

Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Vídeos com intérprete em Libras:

Legendas

Vídeos com legendas:

Audiodescrição

Vídeos com audiodescrição: 

Rybená

Além dos recursos inseridos nas publicações, o portal do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa e a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O recurso de inteligência artificial, chamado de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros, em todas as informações, notícias e manifestações públicas disponibilizadas no portal.

Essa ferramenta foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

Como funciona

No canto inferior direito da tela do computador está localizado o ícone de acessibilidade, representado por uma pessoa de braços abertos dentro de um círculo azul. Ao clicar o ícone, abrem-se mais quatro ícones: acessibilidade, contraste, libras e voz.

O ícone acessibilidade, representado por uma pessoa de braços abertos, direciona para informações sobre ferramentas de acessibilidade do portal para as pessoas com necessidades especiais e aquelas com restrições motoras transitórias.

O ícone contraste, representado por um sol, permite a visualização das páginas do portal com contraste de cores, ficando o fundo do texto escuro e as as letras em cores claras.

O ícone Libras, representado por palmas de mãos, direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja ler e ter a tradução por Libras.

O ícone voz, representado por um contorno de rosto lateral, também direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja e obter a leitura mediante voz sintética.