Reconhecimentos (LIODS-JE)

TRE-MG-imagem-JE-emblema-virtual-ouro


Em março de 2022, a coordenação do Liods-JE lançou para seus membros o desafio de gamificações colaborativas. Essas gamificações tinham como principais objetivos:

  • capacitar os membros do Liods-JE para o desenvolvimento de projetos de inovação;
  • integrar os membros do Liods-JE;
  • desenvolver os projetos priorizados pelos membros do Liods-JE;
  • promover a colaboração dentro da Justiça Eleitoral;
  • aumentar a acessibilidade dos nossos serviços;
  • auxiliar os tribunais regionais no cumprimento da Meta 9 do CNJ.

Desse modo, na primeira reunião geral de 2022, realizada em março, foi apresentada, em grandes linhas, a metodologia da gamificação que seria utilizada para a execução das atividades priorizadas pelo Liods-JE. Assim, os trabalhos passaram a ser desenvolvidos em três gamificações com os seguintes temas:

a) capacitação em inovação;
b) informação sobre o processo eletrônico de votação;
c) comunicação com públicos interno e externo da Justiça Eleitoral.

Em cada gamificação formaram-se equipes compostas por até quatro membros de tribunais com realidades diversas. Tratando-se de ano eleitoral, todas as atividades deveriam estar finalizadas até início de agosto de 2022.
 

Na Gamificação FuturAÇÃO, cujo tema era capacitação em inovação, representantes dos tribunais eleitorais de Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná formaram uma equipe intitulada enTREtendo. Elegeram como projeto Apresentar ao Liods-JE o tema Gamificação no Setor Público. Em todas as etapas, o grupo demonstrou muita criatividade, ótima aplicação das metodologias, união e empenho, não apenas para o cumprimento de tarefas e prazos, mas sobretudo para a realização de importante ação de capacitação em benefício de todos os membros do Liods-JE.
 

Na Gamificação Pri-li-lim (barulhinho da urna), cujo tema era informação sobre o processo eletrônico de votação, representantes dos tribunais eleitorais de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí formaram uma equipe intitulada Educa+. Escolheram enfrentar o seguinte problema: Como  a  Justiça  Eleitoral  pode  atender  às  necessidades dos diversos públicos de modo a aumentar a confiança quanto à Urna Eletrônica e ao Processo Eletrônico de Votação? Em todas as etapas, a equipe Educa+ mostrou notável resiliência e determinação para apresentar uma proposta que promovesse conhecimento e informação valorosos para o público interno da Justiça Eleitoral. Cumprindo com as entregas e prazos de cada etapa, finalizou a gamificação com um protótipo avaliado pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.