Rede Sustenta Minas

O Grupo de Trabalho “Rede Sustenta Minas” é integrado por representantes de órgãos públicos no estado de Minas Gerais nos quais executam funções relacionadas à sustentabilidade e sua criação formalizou-se com o Termo de Cooperação Técnica publicado no DJE, no dia 27 de novembro de 2017.

A Rede tem como atribuições propor, planejar e acompanhar os programas e as ações pactuadas, com fixação de metas anuais, visando ao cumprimento do disposto na Resolução CNJ nº 201/2015.

O objetivo da Rede Sustenta Minas é a cooperação técnica entre os partícipes para o intercâmbio de experiências e informações, mediante a implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo, visando à implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental.

Os eixos de atuação são:
I – Racionalização e redução de custos;
II – Construções sustentáveis;
III – Capacitação e produção científica;
IV – Destinação adequada de resíduos;
V – Compras sustentáveis e compartilhadas;
VI – Qualidade de vida.

Atualmente, integram a Rede Sustenta Minas os seguintes órgãos:
AGU-MG, DP-MG, DPU, IBAMA, MPF, MPMG, MPT-MG, TCE-MG, SEMAD, TRE-MG, TJ-MG, TJM-MG, TRF1, TRT e UFJF.

I Seminário - Rede Sustenta Minas

A Rede promoveu em 2018 o “I Seminário Rede Sustenta Minas” que proporcionou capacitação sobre a sustentabilidade, com foco na gestão de resíduos, para servidores lotados nos órgãos integrantes.

Compra compartilhada de papel

Em 2019, foi concebida no âmbito da Rede a primeira compra compartilhada. O Ministério Público Federal gerenciou o projeto piloto de compra compartilhada de materiais de copa e cozinha e de papel branco A4. O TRE-MG participou de compra de papel A4, cuja aquisição foi concluída com êxito e foram adquiridas 15.000 (quinze mil) resmas com valor inferior ao usualmente pago, de R$15,25 para R$14,22, por resma.