Tribunal de Contas da União divulga resultado do levantamento de governança e gestão públicas 2021

27/10/2021

Com o objetivo de conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou, nesta semana, o resultado do levantamento de governança realizado em 2021 com 378 organizações.

Em 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas, além de tornar o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais.

Com isto, espera-se reduzir o custo da coleta das informações junto aos gestores públicos, bem como aumentar o valor agregado desse trabalho para aquelas organizações que desejam melhorar sua governança e sua gestão. Isso porque todas as informações poderão ser livremente acessadas para fins de análise comparativa (benchmarking).

Como novidade, também foi incluída, em 2021, a avaliação da Governança Orçamentária, que não havia sido avaliada de forma específica nos levantamentos anteriores

Neste levantamento, o TRE-MG atingiu o resultado de 55,9% para o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas - IGG, com o aumento de 6,9 pontos percentuais em relação a 2018, quando o resultado era de 49%. Também houve aumento em todos os demais índices, que avaliam pessoas, TI e contratações, o que demonstra que a instituição vem aprimorando a sua maturidade no tema.

Acesse a página do TCU para ver o resultado do levantamento, que também será publicado na Portal do TRE-MG, em atendimento ao princípio da transparência.