Banner Biometria

O cadastramento biométrico já foi retomado em todas as cidades de Minas Gerais. A coleta da biometria está sendo feita de forma ordinária, ou seja, sem prazo para o comparecimento obrigatório das eleitoras e eleitores ou restrições para quem não fizer o procedimento.

Mas, atenção! Se você ainda não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral e quer votar com identificação biométrica nas eleições municipais de 2024, precisa procurar atendimento até 8 de maio de 2024, quando o cadastro eleitoral será fechado para a organização do próximo pleito. Basta levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos também precisam levar comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar.

Quem ainda não tiver a biometria coletada e solicitar atendimento pelo sistema Título Net será orientado a procurar um cartório eleitoral em até 30 dias a partir do requerimento, para fazer o cadastro.

Dúvidas podem ser esclarecidas ligando para o Disque- Eleitor. De qualquer cidade de Minas, disque 148 (chamada com custo de ligação local). De outros estados, ligue (31) 2116-3600.

A biometria chegou a Minas Gerais em 2009 (acompanhe o histórico da biometria ) e está presente em todos os 853 municípios mineiros, sendo que em 259 cidades o recadastramento do eleitorado já foi concluído e a identificação biométrica é obrigatória . Em 594 cidades (formato PDF), incluindo Belo Horizonte, a biometria ainda não é obrigatória.

Quase 10 milhões de eleitoras e eleitores (60,6%) de Minas Gerais já tiveram a biometria coletada.

Dúvidas frequentes