Último 3º turno de 2021 debate os “Desafios para as Eleições 2022”

26/11/2021

 

“Desafios para as eleições 2022” foi o tema da oitava e última edição do projeto 3º Turno de 2021, realizado nessa quinta-feira (25) pelo canal do TRE no YouTube.

A Dra. Lívia Borba, diretora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) abriu o evento destacando tratar-se de um tema de grande relevância e interesse para todos nós, na medida em que vemos um cenário de ataques à Democracia no Brasil e outros desafios, que terão de ser enfrentados nas próximas eleições.

João Andrade Neto, servidor do TRE-MG, mediou o evento e destacou que há quem tire proveito político da situação de desinformação e fake News, afirmando que: “no jogo democrático ou ganhamos todos ou perdemos todos” e destacou a atuação do TSE no enfrentamento desses problemas.

A debatedora Luciana Diniz Nepomuceno, advogada, iniciou sua fala abordando a violência política contra a mulher que se mostra na discriminação e na total falta de apoio às candidaturas femininas. “Infelizmente a violência ainda é uma forma ainda utilizada de campanhas negativas para desestimular essa mulher de participar da disputa, que deveria ser uma disputa democrática, mas que infelizmente ainda não é”. Também destacou o desinteresse dos partidos políticos no processo eletrônico de votação, citando que apenas um partido se inscreveu para participar dos testes das urnas e a abertura do código fonte pelo TSE.

A outra debatedora, a Dra. Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues, abordou o problema ligado à questão financeira: “agora com o financiamento público das campanhas, fundo especial de financiamento, fundo partidário, nós temos nos partidos políticos uma liberdade muito grande em relação ao gasto do dinheiro público, que leva a manter certas oligarquias, certos interesses partidários, que não representam o interesse da sociedade”.  

Segundo ela, a Justiça Eleitoral precisa ficar mais perto da população, passando mais informações e combatendo as notícias falsas e as desinformações para a segurança do estado democrático de direito. 

A edição de novembro do 3º Turno estará disponível na plataforma Moodle até o final do mês de dezembro e vale Adicional de Qualificação (AQ).