TSE convida para debate sobre consciência antirracista

25/11/2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em comemoração aos 50 anos do Dia da Consciência Negra no Brasil, celebrado em 20 de novembro, convida todas e todos a participarem do debate “Consciência Antirracista para a Democracia”.

O evento acontece na próxima segunda-feira (29), às 17h, de maneira virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

Participam do evento o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE – que será o mediador - e como debatedores o ministro do TSE Benedito Gonçalves, a professora e filósofa Djamila Ribeiro, o advogado e professor Adilson Moreira e a jornalista Aline Midlej.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficialmente instituído mediante a Lei nº 12.519/2011 , que oficializa a comemoração anual no dia 20 de novembro – data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares –, com o objetivo de homenageá-lo e de se fazer uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, a discriminação, a igualdade social e a cultura afrobrasileira.