Tribunal alcança objetivos e tem resultados satisfatórios no índice de Governança do TIC

13/12/2021

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) tem como objetivo avaliar o nível de maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) dos órgãos do Poder Judiciário, de acordo com a Portaria nº 211/2021.

Pelo Painel do iGovTIC-JUD, é possível visualizar o resultado geral alcançado pelos tribunais, bem como, informações detalhadas dos 92 órgãos do Poder Judiciário referentes à Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC. 

A Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 370/2021, para o período de 2021/2026, em seu artigo 48, determina a realização de diagnóstico anual para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas e, consequentemente, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

Cabe ressaltar que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implantou mudanças significativas no questionário de TIC de 2021, assegurando um período de adaptação para que os órgãos possam se adequar ao novo formato.

Seguindo a determinação do artigo 48 da citada Resolução, em novembro de 2021, foi divulgado o resultado da aplicação iGovTIC – JUD.

O TRE-MG obteve como resultado a pontuação 71,89, o que o mantém em um nível de maturidade aprimorado.

A consolidação dos resultados permite que o TRE-MG faça uma análise de seu contexto atual, de tal forma que possa criar estratégias e objetivos para aumentar o seu nível de maturidade.

Confira as várias ações que foram criadas no Plano de Trabalho da Entic-Jud (PTE), no sentido de apoiar a estratégia para o alcance do nível de maturidade desejado: a excelência. 

O mais importante a ser destacado, conforme quadro demonstrativo, é que o objetivo e o resultado desejados foram alcançados pelo TRE-MG.

Mais informações no Painel do iGovTIC-JUD.