Programa de Formação Continuada é lançado no TRE com palestra inaugural do senador Antonio Anastasia

Foi lançado, nesta segunda feira (27), o programa FOCO Eleitoral – Formação Continuada, da Escola Judiciária do TRE-MG. O evento de lançamento contou com a presença dos dirigentes do Tribunal, magistradas e magistrados, servidoras e servidores e outras autoridades. O desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE, fez a abertura da solenidade, seguido da juíza Lívia Borba, diretora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral, que apresentou o Programa de Formação continuada, juntamente com a nova logomarca da Escola Judiciária de Minas Gerais (EJE-MG). O evento teve como debatedor o vice-presidente e corregedor do Tribunal, Maurício Soares.

A palestra inaugural do programa de capacitação, ministrada pelo senador Antonio Anastasia, teve como temática “Os Desafios Contemporâneos do Estado Brasileiro". Nessa perspectiva, ele abordou tópicos como a necessidade da reforma política e o aperfeiçoamento da gestão pública. Anastasia também falou sobre a nossa forma de governo, e como existe um desequilíbrio, no Brasil, nas decisões políticas, que variam de forma inconsistente entre os diferentes poderes. Propostas de modelos mais eficientes, citadas por ele, estão presentes em outras formas de governo, como no semi-presidencialismo e parlamentarismo. O senador abordou ainda a falta de investimentos no Brasil, influenciada principalmente pela insegurança jurídica presente, e como a falta de visão empreendedora na gestão pública também prejudica esse aspecto.

Por fim, ele ainda lançou uma reflexão para as próximas eleições: “a escolha de lideranças iluminadas que possam apresentar uma plataforma que combata estes desafios no sentido de superá-los e de termos uma Nação em desenvolvimento com inclusão social e, sobretudo, com paz, para que não tenhamos radicalismos, divergências, e que tenhamos bom senso, equilíbrio, convergência e diálogo”.

Nova logomarca da Escola Judiciária Eleitoral

 

A nova marca da Escola Judiciária, apresentada no evento, foi criada pela equipe da Seção de Campanhas e Mídias Sociais (SECEM), da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), e procura traduzir o dinamismo dos novos tempos. Segundo a juíza Lívia Borba, diretora-executiva da EJE-MG, a logomarca “se inspira na firmeza e na serenidade das montanhas de Minas; remete ainda à imagem do livro, de trilhas e pássaros, referenciando aos mais profícuos caminhos que a formação educativa pode nos levar”.

Assista à íntegra do evento no canal do TRE no YouTube.