Procedimento Operacional Padrão (POP) auxilia servidoras e servidores na realização de tarefas

O POP (Procedimento Operacional Padrão) é um documento gerencial que padroniza e detalha todas as tarefas necessárias para a realização de uma atividade, com o objetivo de melhor orientar os servidores que irão executá-la. Ele foi instituído formalmente no Tribunal pela Portaria 35/2017/DG.

Com a recente publicação, pela Seção de Propaganda e Anotações Partidárias- SPROP/SGE, de quatro novos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), já são 71 os POPs disponíveis para consulta no SIAD do TRE.

Os POPs são ferramentas gerenciais importantes para melhor sistematização das atividades realizadas pelas áreas, explica a coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Márcia Passarini. "São elaborados por unidade, estando a Seção de Gestão de Processos Organizacionais (SPROC) à disposição para orientações e supervisão dos documentos, conforme o trabalho feito recentemente pela seção em parceria com a SPROP e com a Corregedoria Regional Eleitoral", complementa. 

Rogério Tavares, chefe da SPROC,  destaca que as áreas que elaboram e publicam os POPs devem ficar atentas para sempre atualizarem os documentos no SIAD: "Às vezes os procedimentos sofrem alterações, que devem ser refletidas nos POPs, para que continuem a estar válidos para a orientação das equipes". 

E os usuários aprovam a ferramenta. Na opinião do servidor Carlos Tiago Botelho Braga, da Seção de Administração de Dados (SADMI), “o POP é de grande serventia ao trabalho dos servidores do TRE-MG, funcionando como uma espécie de manual/passo-a-passo para tarefas, atividades diversas e procedimentos afetos ao trabalho da unidade”.

O modelo para a elaboração de POPs está disponível no anexo da Portaria 35/2017.  

Para consultar os POPs publicados pelas áreas basta selecionar, no SIAD, o tipo de documento "Procedimento Operacional Padrão".