Policiais militares conhecem de perto o sistema eletrônico de votação

19/11/2021

Policiais militares mineiros que compõem o Grupamento Especializado em Recobrimento (GER) estiveram em um evento no auditório do TRE nessa quinta-feira (18), em que conheceram um pouco mais sobre a atuação da Justiça Eleitoral. Eles assistiram a uma palestra sobre a organização e funcionamento desta justiça especializada, proferida pelo juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, auxiliar da Presidência, e ainda participaram de uma votação simulada para conhecer, de forma mais aprofundada, o funcionamento da urna e do sistema eletrônico de votação.


Em sua exposição, o juiz Paulo Tamburini falou sobre a estrutura da Justiça Eleitoral brasileira e mineira, passando pela evolução do voto impresso para o digital, e finalizando com o funcionamento da urna eletrônica. E como parte prática, foi realizada uma eleição simulada entre os participantes – parametrizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) – e foram apresentados os procedimentos de auditoria dos votos e do sistema de votação eletrônica.

O capitão Tasca, subcomandante do 2º Batalhão de Policiamento Especializado (BPE) da 2ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Contagem, e o tenente Carvalho, da mesma unidade, participaram da mesa de abertura do evento, juntamente com o juiz Paulo Tamburini.

O GER é composto por guarnições formadas por quatro policiais militares e tem como objetivo principal o recobrimento às atividades de policiamento nas áreas de batalhões e companhias independentes das (RPMs) do interior do estado. Desempenha atividades em locais estrategicamente definidos e apontados pelo mapeamento criminal e inteligência de segurança pública, em ocorrências com maior grau de complexidade, na reação ao crime violento, forças adversas ou defesa territorial.