Entenda a reestruturação – SOF, STI e CCS

01/10/2021
Continuando o nosso ciclo de reportagens sobre a nova estrutura orgânica do Tribunal, falaremos sobre as mudanças na Secretarias de Orçamento e Finanças (SOF), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF)

Na Secretaria de Orçamento e Finanças, foi criado o Núcleo Setorial Contábil (NSECO), subordinado à Coordenadoria Contábil e Financeira (CCF). Essa nova unidade tem por atribuição o acompanhamento das Contas Contábeis do TRE-MG, efetuando os registros de ajustes e conformidades necessários ao atendimento da legislação em vigor e dos atos normativos internos da Justiça Eleitoral. Ainda, elabora relatórios de prestação de contas mensais, quadrimestrais e anuais. Efetua, também, o trâmite relativo aos processos de resgate de conta vinculada (contratos de mão de obra terceirizada), em relação à movimentação financeira e conciliação.

Secretaria de Tecnologia da Informação (STI)

Com objetivo de especificar melhor as atividades realizadas pelas seções, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) alterou os nomes de algumas unidades, permanecendo com as mesmas atribuições. A Seção de Apoio às Eleições (SEAPE) passa a se chamar Seção de Sistemas Eleitorais (SESEL). Já o Núcleo de Segurança da Informação (NSINF) passa a se chamar Núcleo de Assessoria em Segurança de Tecnologia da Informação (NASTI).

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

Na Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), também houve mudanças nos nomes de unidades e reorganização de atribuições. O Núcleo de Assessoria de Imprensa (NASIM), que passa a se chamar Seção de Jornalismo e Assessoria de Imprensa (SAIMP), é responsável por escrever as notícias que são publicadas no site do TRE, atender a imprensa nas solicitações de informações e entrevistas, acompanhar as menções à Justiça Eleitoral na mídia e acompanhar os julgamentos da Corte Eleitoral para divulgação dos resultados.

A Seção de Produções Jornalísticas (SEJOR) passou a se chamar Seção de Comunicação Interna (SECIN), e é responsável pela elaboração de notícias e campanhas que se destinam ao público interno do Tribunal.

A Seção de Desenvolvimento de Campanhas (SDCAM) passou a se chamar Seção de Campanhas e Mídias Sociais (SECEM). A unidade atua de forma efetiva nas redes sociais do Tribunal, mantendo atualizadas as informações para o público, e também desenvolve os mais diversos tipos de materiais para campanhas.

Ainda na CCS, foi extinta a Seção de Cerimonial (SECER), tendo em vista a criação da Assessoria de Relacionamento Institucional e Cerimonial (ARIN), na Secretaria Judiciária e Administrativa, como já mencionado em matéria anterior.  

Também integra a Coordenadoria a Seção de Gestão Web (SGWEB), responsável pela gestão da intranet e portal do TRE na internet.

Confira a representação gráfica da SOF e CCS.

Acompanhe as mudanças:

Nas edições anteriores, explicamos as alterações ocorridas na Corregedoria, Presidência e Secretaria Judiciária, Diretoria-Geral e na Secretaria de Gestão de Atos Eleitorais e Partidários.