3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Vamos ouvir o que nossos colegas têm a dizer

03/12/2021

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, neste 3 de dezembro, o Tribunal divulga novamente os depoimentos dos colegas com deficiência ou com familiares com alguma deficiência, que participaram da Semana de Acessibilidade e Inclusão, em setembro deste ano, e falaram um pouco sobre sua experiência de vida, com ênfase para o dia a dia no Tribunal.

É uma nova oportunidade de exercitarmos a empatia com os colegas e refletirmos sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e no local de trabalho.

Confira os vídeos dos colegas Cíntia Bayão (SEPUB); Douglas Pacini (008ªZE de Alfenas); Adriana Steiner (SINSC); Elisabete Bastos (SEDOP) e Fabrício Fajardo (161ªZE de Leopoldina).

Acessibilidade e Inclusão no TRE-MG

Muito já foi feito para se garantir acessibilidade e inclusão para os eleitores e servidores com deficiência, mas sabemos que a inclusão é um longo caminho a ser percorrido por todos, com ou sem deficiência, afirma Águeda Nery, secretária da Comissão de Acessibilidade.

Este ano, como novidade, tivemos a criação do Núcleo de Acessibilidade e Apoio aos Cartórios Eleitorais (NACEL) por meio da Res. TRE-MG 1.188/2021, em atendimento à determinação da Res. CNJ 401/2021. O NACEL assumiu a função de executar as ações e muitas atividades que eram abraçadas pela Comissão, que agora terão um setor definido para realizá-las. Deste modo, a comissão passa a ter uma função mais estratégica e de planejamento.

Outra novidade, foi a realização da primeira capacitação ocorrida desde a criação do Programa de Acessibilidade, em 2012, e teve como tema "Acessibilidade no Serviço Público". Participaram da capacitação os membros da Comissão de Acessibilidade e servidoras do NACEL. A capacitação aconteceu de 25 a 28 de outubro, pela Modalidade EAD, e foi promovida pela Seção de Educação Corporativa (SEDUC). 

E tem mais! O TSE publicou matéria sobre as novidades de acessibilidade para as eleições de 2022. Confira!