Biometria, a credencial que protege a democracia
Sistema evita fraudes na identificação do eleitor, garantindo ainda mais segurança ao processo eleitoral

A biometria está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Assim como você usa a tecnologia para acessar seus dados pessoais, serviços ou até mesmo algum local com segurança, a Justiça Eleitoral (JE) usa a biometria para garantir que cada eleitor seja identificado de forma única no dia da votação. Esse sistema de cadastro é a credencial que protege a nossa democracia de fraudes, garantindo mais segurança e integridade ao processo eleitoral.
Implantado desde 2008 na Justiça Eleitoral, o sistema biométrico identifica eleitoras e eleitores em todo o país por meio das impressões digitais, da assinatura e de fotografia. Sua principal função é assegurar que, no dia da eleição, nenhuma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação. Além disso, possibilita detectar eleitoras e eleitores registrados mais de uma vez no cadastro eleitoral.
Na prática, quando a eleitora ou o eleitor coloca o dedo no leitor digital acoplado à urna eletrônica (foto acima), o sistema compara automaticamente os dados cadastrados com os da Justiça Eleitoral e libera, ou não, o voto. Isso reduz a intervenção humana, diminui as chances de erro e reforça a segurança, aumentando a confiança do eleitorado e a credibilidade dos resultados das eleições.
Ações de cadastramento biométrico
Dados da página de estatísticas do Portal do TSE indicam que, dos 154.637.814 eleitores aptos no Brasil, 20.296.318 (13,13%) ainda estão sem a biometria cadastrada. Visando ampliar o cadastramento biométrico, atualizar dados e regularizar pendências, tribunais regionais eleitorais (TREs) estão realizando ações de mobilização do eleitorado para facilitar o acesso de quem ainda está sem as digitais credenciadas na JE. As ações são de responsabilidade autônoma de cada tribunal e adaptadas de acordo com as peculiaridades de suas regiões e populações.
Em Minas Gerais, dos 16.016.465 eleitores, 4.677.237 (29,2%) ainda não cadastraram a biometria. Em junho, o TRE-MG aprovou um plano integrado para ampliar o cadastramento biométrico. Entre as ações, estão a abertura de postos extras de atendimento, ampliação do horário de funcionamento em algumas cidades, realização de atendimentos itinerantes e parcerias com diversas instituições para divulgação da biometria.
A iniciativa de maior destaque é a Caravana da Biometria. Um ônibus do TRE está percorrendo dez cidades que não são sede de zona eleitoral para levar atendimento às eleitoras e eleitores.
Gratuidade
Cadastrar a biometria é gratuito e muito simples. Basta comparecer a qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral em Minas Gerais, levando documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento ou casamento) e comprovante de endereço.
Antes de buscar atendimento, você pode consultar a situação do seu título eleitoral e verificar se a biometria já foi coletada. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral (opção 7) do TSE ou pelo Disque-Eleitor - telefones 148 e (31) 2116-3600.
Curta nossa página no Facebook.
*Notícia adaptada do site do TSE.
Leia mais:
19/08/2025 - Entenda como é feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral
12/08/2025 – Horário de atendimento ao eleitor é ampliado em Belo Horizonte
28/07/2025 – Caravana da Biometria vai levar atendimento a dez cidades no interior de Minas
09/07/2025 – Cadastre a biometria e torne o seu voto ainda mais seguro
27/06/2025 – TRE aprova plano integrado para ampliar a biometria em Minas Gerais