Cadastre a biometria e torne seu voto mais seguro
Cadastramento biométrico é gratuito e pode ser feito em qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais

Sabe como você pode contribuir para deixar o processo eleitoral ainda mais seguro? Uma das maneiras é fazer o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.
A biometria é um conjunto de dados específicos de cada indivíduo. Não existem duas pessoas ou mais com dados biométricos iguais. Por isso, a biometria garante segurança na identificação do eleitor na hora do voto. Ela ajuda a evitar que uma pessoa vote em lugar de outra. E também a identificar e eliminar casos de duplicidade no Cadastro Eleitoral.
Outro benefício é que o cadastro da biometria na Justiça Eleitoral facilita a prova de vida junto ao INSS. E possibilita conquistar o nível ouro na conta GOV.BR, que dá acesso a diversos serviços públicos.
Saiba mais sobre a biometria na Justiça Eleitoral.
Como cadastrar
A coleta da biometria é um serviço gratuito, feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral. Durante o procedimento, são registradas a impressão digital, assinatura e foto, que passam a constar no cadastro de cada eleitor.
Eleitoras e eleitores de Minas Gerais podem fazer o cadastramento biométrico em qualquer ponto de atendimento no estado.
Confira os endereços dos cartórios eleitorais e postos de atendimento em Minas Gerais.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Basta levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que buscam atendimento no ano em que completam 19 anos também precisam apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.
Quem quiser, pode agendar data e horário para ir ao cartório. O agendamento é feito pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.
Está em dúvida se você já tem os dados biométricos cadastrados no TRE? Basta acessar o aplicativo e-Título em um celular ou tablet. Se o seu cadastro já tiver os dados biométricos, o app vai mostrar a sua foto e a informação ‘Eleitor/eleitora com biometria coletada’.
A consulta também pode ser feita ligando para o Disque-Eleitor ou acessando o link Situação Eleitoral na página inicial do site do TRE-MG.
Biometria em Minas
O cadastramento biométrico em Minas Gerais começou em 2009 (conheça o histórico da biometria em Minas Gerais). Mais de 11 milhões (70,53%) de eleitoras e eleitores mineiros já tiveram a biometria coletada.
Em 259 municípios, a revisão biométrica já foi concluída. Em outras 594 cidades, o cadastramento ainda é feito sem prazo para o comparecimento do eleitor.
O TRE-MG está realizando uma campanha para incentivar eleitoras e eleitores a cadastrarem a biometria. A campanha conta com publicações em redes sociais, spots para veiculação em emissoras de rádio e material gráfico para uso das zonas eleitorais em ações de divulgação no interior de Minas. Em breve, também serão produzidos vídeos para veiculação em emissoras de televisão.
Curta nossa página no Facebook.