Campanha incentiva jovens a tirar o título de eleitor

Ação conta com participação de artistas e influenciadores para mobilizar pessoas de 15 a 17 anos para as Eleições Gerais de 2026

Ação "Votar é Nossa Cara"

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou no dia 3 de novembro a campanha “Votar é a nossa cara”, voltada a incentivar que jovens entre 15 e 17 anos tirem o título eleitoral e participem ativamente do processo democrático nas Eleições de 2026.

Segundo a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo é estimular a juventude a exercer a cidadania, mesmo que, nessa idade, o voto ainda não seja obrigatório. “É uma atitude que vai além de participar do processo eleitoral: é assumir o poder de fazer as próprias escolhas e ajudar a escrever a história do país, alinhada aos sonhos dessa nova geração”, descreve a ministra.

A ação estará concentrada nas redes sociais da Justiça Eleitoral, com o apoio dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e a colaboração voluntária de artistas e influenciadores que falam diretamente com o público jovem. Entre eles, o DJ e produtor musical Alok e os comunicadores Mítico e Igão, do Podpah, um dos canais de maior sucesso da internet e muito consumido pelo público-alvo da campanha.

Apesar de o voto não ser obrigatório até os 18 anos, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, votar é um ato de cidadania — e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. Quem tem 15 anos e completará 16 até o dia 4 de outubro de 2026, data das próximas eleições, também já pode tirar o título para garantir a participação na maior festa da democracia.

Campanha Jovem Eleitor

Como tirar o título

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais, levando documento de identidade e comprovante de endereço.

Confira os endereços dos cartórios eleitorais.

O atendimento é de segunda a sexta-feira. Em Belo Horizonte, o horário padrão é das 9h às 17h. Nas outras cidades, é das 12h às 17h. Mas alguns cartórios e postos de atendimento podem ter horário diferente. Por isso, o TRE-MG recomenda que antes de sair de casa você ligue para o Disque-Eleitor e confirme o horário de atendimento na sua cidade. Os telefones são 148 e (31) 2116-3600.

Os jovens também podem iniciar o pedido de alistamento pela internet. Basta acessar o portal do TSE ou do TRE-MG, clicar em “Serviços eleitorais” e, depois, em Autoatendimento Eleitoral.

Em seguida, é necessário selecionar a opção “Título Eleitoral” e clicar em “Tire seu título eleitoral”. Depois, basta preencher as informações solicitadas e enviar os arquivos necessários:

  • foto do rosto;
  • selfie segurando o documento de identidade ao lado do rosto;
  • cópia digitalizada ou foto do documento de identificação;
  • comprovante de residência atualizado.

Mas atenção! Quem fizer o pedido de alistamento pela internet precisa procurar um cartório eleitoral em até 30 dias para cadastrar a biometria. Só assim o cadastro estará completo e o título de eleitor será emitido.

O documento também poderá ser acessado no aplicativo e-Título ou impresso pelo "Autoatendimento Eleitoral".

*Notícia adaptada do site do TSE.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
WhatsApp: (31) 3307-1148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido