TRE-MG institui Planejamento Integrado das Eleições

Objetivo é otimizar recursos e dar mais transparência, previsibilidade e segurança ao planejamento dos pleitos em Minas Gerais

Foto mostra integrantes da Corte Eleitoral sentados ao redor de uma mesa em formato de U. No can...

Na sessão de julgamentos desta quarta-feira (5), a Corte Eleitoral aprovou uma resolução instituindo o Planejamento Integrado das Eleições (PIE), ferramenta que vai aprimorar ainda mais o trabalho executado pelas unidades da Secretaria e pelas zonas eleitorais na organização de eleições em Minas Gerais. E possibilitar à gestão uma visão global do planejamento e da execução das atividades. A norma será publicada nos próximos dias no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

A metodologia de planejamento integrado tem sido fomentada e recomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral e tem como objetivo conferir maior otimização de recursos, transparência, previsibilidade e segurança à organização dos pleitos em Minas Gerais. Ela pressupõe a adoção de base metodológica única para a estruturação dos projetos e das ações voltados à eleição; o monitoramento da execução do planejamento; a gestão de riscos dos processos críticos; e, ainda, a avaliação dos trabalhos realizados durante o ciclo eleitoral.

O Planejamento Integrado prevê a elaboração de um Plano Integrado das Eleições, sempre no ano anterior a cada pleito. Serão utilizados como base, sobretudo, os resultados obtidos nas Avaliações das Eleições de 2024 e de anos anteriores.

Eleições em Minas Gerais

Em apresentação para a Corte Eleitoral, o titular da Secretaria de Eleições do TRE-MG, Pablo Aragão (foto acima), explicou que a decisão de adotar um planejamento integrado é uma “resposta adequada à complexidade da organização de eleições em Minas Gerais”, citando aspectos como a quantidade de eleitores (mais de 16 milhões), o número de municípios (853) e a extensão territorial (quase 590mil km²).

Pablo citou também a busca constante do TRE-MG pelo aprimoramento da organização e da condução das eleições. Ele explicou que, ao longo da execução do planejamento estratégico no ciclo 2021-2026, o Tribunal tem buscado soluções para o desenvolvimento dos processos de trabalho e aprimoramento dos mecanismos de gestão. E que a instituição do Planejamento Integrado das Eleições surge nesse contexto.

Ao final da apresentação, Pablo esclareceu dúvidas dos integrantes da Corte.

O presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens, elogiou a iniciativa e ponderou que o planejamento integrado vem consolidar ainda mais a excelência da Justiça Eleitoral mineira na realização de eleições. E fez questão de ressaltar o esforço de todo o pessoal nos bastidores, desempenhando diferentes atividades “para que tudo dê certo em um único dia”.

 

Siga-nos no X e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
WhatsApp: (31) 3307-1148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido