Entenda como é feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral
Procedimento envolve a coleta de assinatura, digitais e foto da eleitora ou eleitor

A biometria é um recurso que deixa o processo eleitoral ainda mais seguro, porque ajuda a evitar que uma pessoa vote no lugar de outra e que alguém tenha mais de uma inscrição eleitoral. Mas você sabe como é feito o cadastramento biométrico? O TRE-MG vai te explicar!
Cadastrar a biometria é gratuito e muito simples. Basta comparecer a qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais. Durante o atendimento, que leva em média 10 a 12 minutos, um representante da Justiça Eleitoral vai conferir os dados da eleitora ou eleitor e inseri-los ou atualizá-los no ELO, sistema que gerencia o cadastro eleitoral. Também vai confirmar o local de votação.
Depois, iniciará a coleta da biometria. Aliás, a biometria não se restringe às impressões digitais.
O primeiro passo é a assinatura do eleitor em uma tela, com caneta própria para esse registro. A assinatura será dispensada se a pessoa for analfabeta ou tiver alguma deficiência que dificulte a escrita.
Em seguida, são colhidas as digitais de todos os dedos das mãos direita e esquerda.
Por último, é feita uma fotografia do eleitor.
Pronto! A coleta foi concluída e o atendente vai imprimir o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), para o eleitor conferir e assinar.
Tempo de processamento
Quem faz o cadastramento biométrico já sai do cartório ou posto de atendimento com uma via do título de eleitor impressa. Mas pode demorar até 15 dias para os dados biométricos serem processados e o e-Título exibir a foto da pessoa e a informação de biometria coletada. Isso porque é feito um procedimento de individualização da biometria – uma conferência com toda a base de dados da Justiça Eleitoral para verificar se as digitais coletadas já não estavam registradas no cadastro eleitoral.
Esse é o mesmo prazo para que os dados biométricos sejam integrados à base de dados da Identificação Civil Nacional (ICN) e possam ser consultados por outros órgãos e serviços. Portanto, pode levar até 15 dias para que se possa fazer a autenticação na conta GOV.BR e em serviços do INSS.
Endereços e horários de atendimento
Em Belo Horizonte, as Centrais de Atendimento ao Eleitor funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os postos TRE Aqui atendem das 12h30 às 17h30.
Nos demais municípios, o horário padrão de atendimento é de segunda a sexta, das 12h às 17h. Excepcionalmente, alguns cartórios eleitorais podem ter um horário diferente. Por isso, o TRE recomenda que o eleitor confirme essa informação antes de se deslocar para o cartório. Basta ligar para o Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Confira os endereços de atendimento ao eleitor em Minas Gerais.
Para ser atendido, basta levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que completam 19 anos no ano em que buscam atendimento também precisam apresentar o comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar.
Curta nossa página no Facebook.
Leia mais:
12/08/2025 – Horário de atendimento ao eleitor é ampliado em Belo Horizonte
28/07/2025 – Caravana da Biometria vai levar atendimento a dez cidades no interior de Minas
09/07/2025 – Cadastre a biometria e torne o seu voto ainda mais seguro
27/06/2025 – TRE aprova plano integrado para ampliar a biometria em Minas Gerais