Projetos dos cartórios de Alpinópolis e Betim são premiados pelo TSE
Iniciativas estão relacionadas à participação feminina e à inclusão da população de rua no processo eleitoral

No dia 7 de novembro, a 10ª Zona Eleitoral, de Alpinópolis, recebeu o Selo Boa Prática da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. A 316ª Zona Eleitoral, de Betim, recebeu o Selo Destaque Cidadania. As zonas eleitorais foram representadas por seus chefes de cartório, Cláudia Sapi (10ª ZE) e Emerson Matos (316ª ZE). A Secretária da Corregedoria, Lara Ferreira, também participou da solenidade.
O Selo Boa Prática tem o objetivo de reconhecer iniciativas que promovem melhoria da gestão e da prestação jurisdicional, com foco em eficiência e replicabilidade. Já o Selo Destaque Cidadania premiou projetos voltados à inclusão de pessoas em situação de rua, tema prioritário da edição deste ano (2024/2025).
A entrega das homenagens aconteceu durante evento na sede do TSE, em Brasília. O evento contou, ainda, com painéis sobre direito ao voto e inclusão. E com apresentação de dez das 60 iniciativas premiadas. Entre elas, o projeto ‘Cidadania nas Ruas’, da 316ª ZE. A apresentação foi feita pelo chefe de cartório, Emerson Matos (foto abaixo).

Conheça os projetos
Bate-papo entre Elas – 10ª ZE
A roda de conversa foi um projeto de incentivo à participação feminina na política. O evento realizado em setembro de 2024 reuniu as candidatas das três cidades abrangidas pela zona eleitoral (Alpinópolis, São José da Barra e São João Batista do Glória) para uma conversa em um ambiente seguro, em que elas pudessem tirar suas dúvidas sobre candidatura nas Eleições 2024, expor algum caso de abuso político que tivessem sofrido e conversar informalmente. O embasamento foi a Lei 14.192/2021 (combate à violência política de gênero).

Cidadania nas Ruas – 316ª ZE
Em 2023, o cartório da 316ª Zona Eleitoral de Betim (MG) fez o mapeamento dos moradores de rua cadastrados no Centro de Referência para População em Situação de Rua da cidade (aproximadamente 150 eleitores), promoveu rodas de conversa sobre a importância da regularização do título de eleitor, treinamento na urna eletrônica e convidou o público a comparecer aos guichês de atendimento instalados pelo cartório no Centro de Referência.

Curta nossa página no Facebook.
Leia mais:
07/11/2025 - Justiça Eleitoral reconhece e premia 60 boas práticas em gestão e inclusão social

