Justiça Eleitoral faz campanhas para comparecimento do eleitor aos cartórios

Justiça Eleitoral faz campanhas para comparecimento do eleitor aos cartórios

TRE-MG Campanhas biometria

A Justiça Eleitoral iniciou, nesta semana, uma campanha nacional para incentivar que o jovem eleitor faça seu título, com vistas às Eleições 2016. A “Campanha do Jovem Eleitor”, elaborada pelo TSE, está sendo veiculada nacionalmente em emissoras de rádio e TV e por meio das redes sociais. Em Minas Gerais, o TRE também faz campanha regional para que os eleitores façam o seu cadastramento biométrico, nas cidades onde o atendimento biométrico já foi implantado.

Desde setembro, os eleitores de Belo Horizonte, de Betim e de Contagem podem se cadastrar biometricamente para votar em 2016 por meio de suas digitais. Para incentivar que o eleitor vá às Centrais de Atendimento dessas cidades (confira os endereços) o quanto antes, já que o cadastro de eleitores fecha na primeira semana de maio de 2016, o TRE-MG iniciou a veiculação de spots em rádios, posts em redes sociais e distribuição de materiais gráficos nessas cidades.

Diversas entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais, o Exército, a Polícia Civil e Militar, Cemig, Copasa, Faculdade Dom Hélder, Prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Minas, manifestaram apoio à causa e passaram a colaborar para a difusão da campanha.

Nacionalmente, o TSE começou a veicular em emissoras de TV um vídeo bem-humorado no qual eleitores entre 16 e 17 anos, para os quais a inscrição eleitoral é facultativa, são convidados a irem aos cartórios eleitorais para tirarem seus títulos de eleitor. A campanha tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional. Assim como a campanha em Minas Gerais, a iniciativa nacional também busca evitar a formação de filas nos cartórios às vésperas do fechamento do cadastro eleitoral, em maio. Nesse esforço, de 16 a 20 de novembro, haverá a “Semana de Alistamento do Jovem Eleitor”.

Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço e, para os futuros eleitores do sexo masculino, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Para a primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Para aqueles que pretendem apenas se cadastrar biometricamente ou fazer alguma alteração em seu título, a documentação necessária é a mesma.

 

Agendamento

 

Em algumas cidades mineiras, como BH, Betim, Contagem e Uberlândia, o eleitor pode agendar pelo site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148) o dia e horário em que quer ser atendido. Ainda há vagas para o mês de outubro e a agenda de novembro já está aberta.

Em breve, haverá também uma campanha voltada para o cadastramento biométrico em Uberlândia, onde os índices de comparecimento do eleitor têm aumentado gradualmente.

 

Conheça mais sobre a campanha do “Jovem Eleitor” do TSE:

http://www.tse.jus.br/imprensa/campanhas-publicitarias

 

Veja mais informações sobre a biometria em Minas Gerais.

 

Siga-nos no Twitter

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido