Canais de interação do TRE fizeram quase 470 mil atendimentos em 2019

Só o Disque-Eleitor atendeu cerca de 450 mil ligações, entre janeiro e dezembro de 2019

Ao longo do ano de 2019, os canais oficiais de interação do TRE – Disque-Eleitor, Ouvidoria e Fale Conosco – atenderam 469.136 demandas, dentre atendimentos por telefone e via sistema online. Os principais assuntos foram agendamento, biometria e transferência de domicílio eleitoral. Em relação a 2018, houve um aumento de 49.895 atendimentos – naquele ano, os canais de interação fizeram 419.241 atendimentos.

Em 2019, o Disque-Eleitor bateu recorde de atendimentos em um ano: foram 454.816 ligações atendidas pelo telefone 148 entre janeiro e dezembro. Destas, a maior parte – 184.638 - foi sobre biometria. Só sobre a biometria obrigatória foram 145.862 ligações atendidas e, sobre biometria em geral, foram 38.776 atendimentos. O segundo assunto mais demandado foi agendamento: foram 178.723 ligações, com dúvidas em relação ao assunto ou para agendar o atendimento em um cartório ou posto da Justiça Eleitoral. Em seguida, o terceiro assunto mais pedido foi transferência de domicílio eleitoral: foram 16.446 atendimentos com dúvidas sobre a mudança de domicílio eleitoral e como transferir o título. Ainda, houve 15.350 atendimentos sobre o primeiro título de eleitor.

Outros assuntos muito demandados pelo Disque-Eleitor foram a justificativa de ausência às urnas (9.199 atendimentos), a regularização de título cancelado ou suspenso (8.455 atendimentos) e a certidão de quitação eleitoral (7.256 atendimentos).

A Ouvidoria atendeu um total de 14.320 demandas em 2019, dentre aquelas enviadas diretamente à Ouvidoria e aquelas enviadas ao sistema Fale Conosco. Pelo telefone, foram 1.722 atendimentos. Pelo sistema online da Ouvidoria, foram 645 atendimentos registrados. Deste número, 48,37% foram reclamações, por exemplo sobre atendimento ao público, quitação eleitoral e processos judiciais de cassação de mandatos; 31,47% foram solicitações com pedidos de informações sobre estágios; 6,74% foram denúncias (por exemplo, relacionadas a condutas de candidatos); 5,77% foram elogios, por exemplo, ao atendimento ao público e aos materiais informativos dos serviços eleitorais; 4,24% foram demandas com base na Lei de Acesso à Informação e 3,75% foram sugestões.

Pelo sistema Fale Conosco, gerenciado pela Ouvidoria, foram feitos 11.953 atendimentos. Os principais assuntos foram concurso público e estágio, certidões da Justiça Eleitoral, justificativa e regularização, primeiro título de eleitor, alteração de dados no cadastro e agendamento de atendimento.

Saiba mais sobre os canais de interação do TRE.

Youtube, redes sociais e site

O canal do TRE no Youtube ficou mais movimentado a partir de junho de 2019, quando estreou, na TV Assembleia, o programa Diálogos Eleitorais, parceria entre a TV e a Justiça Eleitoral mineira. Os programas, veiculados mensalmente pela emissora, são arquivados também no canal do TRE no Youtube, onde tiveram quase 1.500 visualizações em 2019. No total, o canal tem 2,5 mil inscritos.

Nas redes sociais, o perfil do TRE no Instagram (@tre_minas) ganhou quase três mil seguidores. A fanpage do TRE no Facebook e o perfil no Twitter ganharam cerca de mil novos seguidores cada. Além de serem canais de informações sobre a Justiça Eleitoral, sobretudo em relação à mineira, as redes sociais do TRE também atuam como canais de interação por meio de comentários e mensagens.

Por fim, o site do TRE-MG também foi bastante procurado: foram 7.875.173 visualizações e 1.814.519 usuários. As páginas do site mais acessadas foram a de agendamento, com 1.530.595 visualizações; a de biometria, com 606.107 visualizações; e a de concursos e estágios, com 210.876 visualizações.

 

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