Serviços da Justiça Eleitoral são gratuitos
Eleitores devem ficar atentos para não cair em golpes

Quem precisa regularizar o título de eleitor, cadastrar a biometria ou buscar qualquer outro atendimento relacionado ao título deve ficar atento: todos os serviços da Justiça Eleitoral são gratuitos. Os cartórios eleitorais, os TREs e o TSE não cobram taxas para nenhum atendimento.
Somente se a eleitora ou eleitor tiver registro de ausência de voto e justificativa em algum turno de eleição é que precisará pagar uma multa correspondente a cada turno de ausência – R$3,51. Mas nunca será necessário pagar taxas para realizar o atendimento.
Outro alerta importante é que os serviços só devem ser solicitados nos cartórios eleitorais, postos de atendimento da Justiça Eleitoral, sites dos TREs e do TSE (pelo Autoatendimento Eleitoral). Eleitoras e eleitores não devem fornecer seus dados para a realização de serviços em sites que não sejam os oficiais da Justiça Eleitoral.
O reforço dessas orientações é necessário porque alguns sites têm divulgado que fazem atendimentos mediante a cobrança de taxas dos eleitores, o que não se justifica. O golpe, infelizmente, tem feito muitas pessoas pagarem por aquilo a que têm direito de forma gratuita nos sites da Justiça Eleitoral.
Por isso, é importante ficar alerta quando buscar atendimento relacionado ao título de eleitor. O melhor caminho é sempre procurar os portais oficiais do TRE-MG (www.tre-mg.jus.br) e do TSE (www.tse.jus.br).
Dúvidas podem ser esclarecidas ligando para o Disque-Eleitor: telefones 148 ou (31) 2116-3600.
Curta nossa página no Facebook.