Guapé tem novo prefeito

Dr. Pedro conquistou 62,68% dos votos em eleição suplementar

Foto da fachada da Prefeitura, uma construção térrea na cor azul claro. Algumas pessoas estão pr...

Eleitoras e eleitores de Guapé (Sul de Minas) elegeram novos prefeito e vice-prefeito neste domingo (6). Pedro Simões (Dr. Pedro) e o vice Antônio Divino da Cunha (Nenzão), da coligação A Verdadeira Renovação, receberam 4.758 votos (62,68% dos votos válidos). O novo prefeito vai comandar o município até dezembro de 2028.

Rayza Câmara (Republicanos) foi a segunda colocada, com 32,66% dos votos válidos. E Luiz Fernando Enfermeiro (PP) foi o terceiro colocado, com 4,66%.

Confira o resultado oficial da eleição em Guapé.

Voltaram às urnas 7.902 eleitores, o que representa 71,73% do eleitorado apto a votar nesta eleição suplementar (o eleitorado referente a este pleito era de 11.016). O percentual de abstenção ficou em 28,27% (3.114 eleitores). Foram registrados 155 votos em branco (1,96% do total de votos) e 156 votos nulos (1,97%).

Foto da fachada de uma escola, na cor amarela. Três pessoas estão de pé junto à porta de entrada.

A votação foi encerrada às 17h, após um dia de eleição tranquilo, sem necessidade de substituição de urnas em nenhuma das 36 seções eleitorais. Até a publicação desta notícia, houve apenas uma ocorrência policial, por propaganda irregular. A totalização dos votos terminou às 19h17’59’’.

Durante o dia, o presidente e o vice-presidente do TRE, desembargadores Júlio César Lorens e Carlos Henrique Perpétuo Braga, estiveram na sede do Tribunal, em Belo Horizonte, para acompanhar o andamento da votação. Equipes de diversas áreas da Secretaria do TRE também estavam de plantão, para dar suporte à 122ª Zona Eleitoral na condução dos trabalhos em Guapé.

Justificativa

As eleitoras e eleitores de Guapé que não compareceram às urnas neste domingo têm até 4 de setembro – 60 dias após as eleições – para justificarem sua ausência. A justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título, no Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral.

Histórico

Em Guapé, o candidato a prefeito mais votado em 2024, Thiago Sávio Câmara (PSDB), teve o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. O motivo foi a cassação, em 2022, do seu mandato de vereador pela Câmara Municipal de Guapé, configurando a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, b, da Lei Complementar nº 64/1990 (leia a notícia).

Guapé foi o primeiro município de Minas Gerais a ter eleição suplementar após as eleições municipais de 2024. A cidade de São José da Varginha, no Centro-Oeste de Minas, está com nova eleição marcada para 3 de agosto de 2025.

 

 

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido