Francisco Sá, Ponto Chique e Fronteira dos Vales elegem novo prefeito neste domingo
Francisco Sá, Ponto Chique e Fronteira dos Vales elegem novo prefeito neste domingo
Atendendo a determinação do Tribunal Regional Eleitoral, os eleitores de Francisco Sá e Ponto Chique, no Norte de Minas, e Fronteira dos Vales, no Vale do Mucuri, retornam às urnas neste domingo (22), para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. Nos três municípios, os eleitos em 2008 participaram da disputa sub judice e acabaram não sendo diplomados: em Francisco Sá e Ponto Chique, porque tiveram as contas da gestão de 2001 (como prefeitos) rejeitadas pela Câmara Municipal; em Fronteira dos Vales, por prática vedada a agente público.
Em Francisco Sá (115ª Zona Eleitoral/Norte de Minas), 16.825 eleitores decidirão entre a chapa de José Mário Pena e Maria Ildeny Alves Figueiredo, da coligação “Juntos pelo Brejo Venceremos de Novo” (PDT/PMDB/PSB/PTB/PV), e a de Denilson Rodrigues Silveira e Baltazar Soares Azevedo, pela coligação “A Renovação Necessária” (PC do B/PT/PTC/PSC/PP/DEM/PSL). O TRE-MG enviou para lá 106 urnas eletrônicas (incluindo as reservas) para cobrir 82 seções eleitorais.
Em Fronteira dos Vales (pertencente à 4ª Zona Eleitoral de Águas Formosas), – situada no Vale do Mucuri, 3.775 eleitores voltarão às urnas. O município tem 15 seções eleitorais. Duas chapas disputam a prefeitura: a Coligação “A Vitória do Povo” (PTB/PDT), com os candidatos Dalmo Antônio Rodrigues (PTB) e Juracy Lima dos Santos (PDT); e a Coligação “Uma Nova Fronteira de Todos Nós” (PR/PT/PSL/PC do B/PSDB), com Rozinê Sena de Oliveira (PR) e Nilson Xavier de Andrade (PT).
Em Ponto Chique (também no Norte de Minas), pertencente à 50ª ZE de Brasília de Minas, Geraldo Magela Flávio Rabelo e Tarcísio Botelho dos Santos, da coligação “Ponto Chique em Boas Mãos” (PP/PSC), e Íris Pereira Ramos e José Geraldo Alves de Almeida, da coligação “Ponto Chique Volta a Sorrir”, disputam os votos de 3.459 eleitores. As duas chapas que disputam a eleição no município estavam sub judice e a situação só foi decidida ontem, no TRE.
Na sessão desta quinta-feira (19), o TRE decidiu negar provimento a dois recursos apresentados pelas duas coligações que disputam os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições extemporâneas em Ponto Chique. Com a decisão, confirmou-se a regularidade das duas chapas. Os recursos haviam sido formulados contra a decisão do juiz da 50ª Zona Eleitoral de Brasília de Minas (à qual pertence o município de Ponto Chique), Edson Longuinhos, que, na semana passada, deferira os registros dos quatro candidatos.
No Recurso Eleitoral 7460, ajuizado pela Coligação “Ponto Chique Volta a Sorrir” (PTB/PMDB) e pelo candidato a vice-prefeito por esta chapa, José Geraldo de Almeida, contra a candidatura de Tarcísio Botelho dos Santos (PSC), candidato a vice-prefeito pela Coligação “Ponto Chique em Boas Mãos (PP/PSC), os juízes do TRE-MG, por unanimidade, na preliminar, não conheceram do recurso, visto que não havia sido apresentada qualquer ação de impugnação de mandato eletivo na primeira instância contra o referido candidato. O motivo que originou o recurso foi uma suposta dupla filiação do candidato a vice-prefeito.
Já no Recurso Eleitoral 7461, formulado pela Coligação “Ponto Chique em Boas Mãos” (PP/PSC) contra o registro da candidata a prefeita pela Coligação “Ponto Chique Volta a Sorrir” (PTB/PMDB) Íris Pereira Ramos, os magistrados, também por unanimidade, decidiram negar o provimento ao recurso. A razão deste recurso foi um suposto impedimento da candidata em concorrer a dois cargos eletivos distintos num mesmo processo eleitoral pois, no pleito de 2008, candidatou-se ao cargo de vereadora. Segundo o relator do caso no TRE, juiz Antônio Romanelli, o novo pleito é autônomo, não devendo ser impedido à candidata o direito de disputá-lo.
O horário das eleições será o de sempre: de 8 às 17 horas. A totalização ocorrerá no mesmo dia, na sede dos respectivos cartórios eleitorais.
Os resultados das eleições extemporâneas serão divulgados pela Coordenadoria de Comunicação Social ainda na noite deste domingo.
Confira os candidatos que disputarão as eleições nos três municípios mineiros:
Cidade |
Candidatos |
Ponto Chique (pertencente à 50ª Zona Eleitoral de Brasília de Minas) – localizada no Norte de Minas, tem 15 seções e 3.459 eleitores aptos |
Coligação “Ponto Chique em Boas Mãos” (PP/PSC) – dos candidatos Geraldo Magela Flávio Rabelo (PP) e Tarcísio Botelho dos Santos (PSC); Coligação “Ponto Chique Volta a Sorrir” (PMDB/PTB), encabeçada por Íris Pereira Ramos (PMDB) e José Geraldo Alves de Almeida (PTB).
|
Fronteira dos Vales (pertencente à 4ª Zona Eleitoral de Águas Formosas) – situada no Vale do Mucuri, tem 15 seções e 3.775 eleitores |
Coligação “A Vitória do Povo” (PTB/PDT) - Dalmo Antônio Rodrigues (PTB) e Juracy Lima dos Santos (PDT); Coligação “Uma Nova Fronteira de Todos Nós” (PR/PT/PSL/PC do B/PSDB) - Rozinê Sena de Oliveira (PR) e Nilson Xavier de Andrade (PT)
|
Francisco Sá (115ª zona eleitoral) – no Norte de Minas, possui 82 seções e 16.825 eleitores |
José Mário Pena (PV) e Maria Ildeny Alves Figueiredo (PTB), da Coligação “Juntos Pelo Brejo Venceremos de Novo” (PDT/PMDB/PSB/PTB/PV), e Denílson Rodrigues Silveira (PC do B) e Baltazar Soares Azevedo (PT), da Coligação “A Renovação Necessária” (PC do B/ PT/PSC/PP/DEM/PSL) – o PTC se retirou da Coligação |

