banner

Eleitor do Futuro

O projeto Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais foi instituído pela Resolução nº 918/2013/TRE-MG, com o propósito de ampliar o projeto Justiça Eleitoral nas Escolas, que vinha sendo aplicado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJEMG) até o ano de 2012, apenas no Município de Belo Horizonte e em algumas cidades da região metropolitana. Por outro lado, vários Juízes e Servidores da Justiça Eleitoral realizavam ações semelhantes no interior, sem apoio didático e pedagógico e, muitas vezes, sem o registro formal dessas importantes iniciativas.

Desse modo, o projeto unificou e ampliou as ações de cidadania em todo o Estado de Minas Gerais. Proporcionando encontros dialógicos entre os Juízes Eleitorais, Servidores da Justiça Eleitoral e os alunos das entidades de ensino (públicas e particulares), o projeto tenta estimular a participação ativa e consciente na vida política do município, do estado e do Brasil. (Cadastrar solicitação)

E, desde a implantação do projeto em 2013, foram realizadas diversas atividades de conscientização política (palestras, visitas às escolas, simulados com Urna Eletrônica, dentre outras), alcançando números expressivos, mas há espaço para crescimento e inovação.

Dessa forma, faz-se necessário fomentar a continuidade das atividades. Ao mesmo tempo em que se empreendam novos esforços para maximizar seu alcance e qualidade. Para tanto, o projeto conta com a valiosa colaboração de todos os parceiros.

Saiba mais sobre o projeto (arquivo em PDF)

Gestor Responsável: Assessoria Técnica Executiva da Escola Judiciária Eleitoral +