TRE-MG Pesquisa e Cidadania
 
Confirma - Temas Eleitorais em Foco

O Projeto Confirma tem como objetivo promover debates e palestras para explorar, a partir de um olhar acadêmico, o processo político-eleitoral brasileiro.

Saiba mais.

 

Cine-Café

O Projeto Cine-Café tem como proposta estabelecer, por meio de análise de filmes previamente selecionados, um destacado espaço para o debate e para a reflexão sobre temas relacionados aos mais variados enfoques da cidadania.

Saiba mais.

 

Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro tem como finalidade contribuir para a formação e a informação de adolescentes e jovens acerca do processo eleitoral e do papel do eleitorado no processo de consolidação da cidadania política e da democracia, promovendo o debate e a reflexão política.

Saiba mais.

 

Conhecendo a Justiça Eleitoral

O Projeto Conhecendo a Justiça Eleitoral, por meio de encontros telepresenciais, busca dialogar com a comunidade universitária sobre os seguintes temas eleitorais: história da Justiça Eleitoral e do voto no Brasil, estrutura e funções da Justiça Eleitoral, etapas do processo eleitoral, segurança e credibilidade do sistema de voto eletrônico e enfrentamento à desinformação.

Saiba mais.

 
Antes do Voto

O Projeto Antes do Voto foi criado em novembro de 2015 pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG e tem como principal objetivo divulgar as regras aplicáveis às eleições.

Saiba mais.

 

Câmara Mirim

O Projeto Câmara Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Centro Pedagógico da UFMG e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) para o desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade, apostando na educação cidadã.

Saiba mais.

 

Rede de Conversas

O Projeto Rede de Conversas, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, consiste na promoção de encontros telepresenciais com estudantes de ensino médio para tratar dos seguintes temas: Estado Moderno e Tripartição do Poder; Poder Legislativo e suas funções; Noções de Política e de Democracia; Políticas Públicas; Mecanismos de Participação Popular; Primeiro Título de Eleitor; Segurança da Urna Eletrônica e Enfrentamento à Desinformação; Voto Branco, Voto Nulo e Abstenção; e Sistema Proporcional. A participação no projeto depende de demanda espontânea do público alvo e o agendamento é feito pela equipe da Escola do Legislativo Municipal Câmara.

Saiba mais.

Live - Voto Feminino no Brasil

Debate sobre a participação feminina na política, em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral e do voto feminino do Brasil, com a participação das debatedoras Áurea Maria Brasil Santos Perez e Juliana Campos Horta de Andrade, desembargadoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e da mediadora Lívia Lúcia Oliveira Borba, Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais. 

Saiba mais.

 

Vídeo - Mulheres precursoras: 90 anos do voto feminino no Brasil

Vídeo destinado a promover os 90 anos do voto feminino no Brasil, com reunião de fotos e textos sobre mulheres que, ao longo da história democrática brasileira, foram precursoras do exercício do voto, da ocupação de cargos eletivos e de outras formas de participação no processo eleitoral.

Saiba mais.

Machismo do Dia a Dia (2021)
Ação proposta para tratar do machismo estrutural e suas consequências na sociedade, no formato de entrevista, com a participação da expositora Katryn Lum, antropóloga e Doutora em Estudos Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu, e as entrevistadoras Lívia Lúcia Oliveira Borba, Diretoria Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, e Bethânia Andrade, Coordenadora de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Assista ao vídeo do evento.

 

Exposição: Olhares sobre o Feminino (2021)
Ação comunicacional em celebração ao Dia Internacional da Mulher e com a finalidade de promover reflexão acerca da importância da participação feminina no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e demais espaços de poder. Idealizada pela Comissão de Participação Feminina do TRE-MG, a ação contou com ilustrações feitas pelo servidor Arnaldo Pedrosa e com as locuções dos poemas realizadas pelas servidoras Ana Lúcia Bahia, Bethânia Andrade, Carina Bortolini, Carolina Franceschini, Grace Versiani, Juliana Costa, Maria Valéria Ferreira, Marinéia Almeida Marques, Renata Raphaele e Valéria Machado.
Assista ao vídeo da campanha.

 

Elegendo Mulheres: trajetória e desafios (2021)
Com objetivo de dialogar sobre a participação feminina na esfera política, a ação consiste em debate virtual com a participação das expositoras Lívia Borba, Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, Débora Vicente, servidora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, Iza Lourença, vereadora de Belo Horizonte, Ananda Winter, cientista política, e a mediadora Wendelaine Oliveira, servidora da 140ª Zona Eleitoral de Itaúna/MG.
Assista ao vídeo do evento.

 

Participação da Mulher na Política (2021)
Em referência ao Dia Internacional da Mulher, foi promovida a exposição da Srª. Margarete Coelho, Deputada Federal, sobre os desafios das mulheres nos espaços de poder e a luta pela representatividade. O evento contou com a participação das juízas da Corte Eleitoral, Srª. Patrícia Henriques Ribeiro e Srª. Cláudia Aparecida Coimbra Alves, que fizeram perguntas à expositora.
Assista ao vídeo do evento.

 

Reforma Eleitoral: limites e possibilidades (2021)
Palestra da Srª. Margarete Coelho, Deputada Federal, acerca da reforma eleitoral em tramitação na Câmara dos Deputados e seus possíveis efeitos nas próximas eleições gerais.
Assista ao vídeo do evento.

 

Assédio e Discriminação no Trabalho: como enfrentar (2021)
Debate acerca do assédio moral, discriminação e assédio sexual no ambiente de trabalho, com a participação do Sr. Arthur Lobato, psicólogo e membro da Rede Iberoamericana de direitos humanos e combate  ao assédio laboral, da Srª. Patrícia Henriques Ribeiro, Juíza da Corte Eleitoral de Minas Gerais, e da Srª. Lívia Borba, Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais.
Assista ao vídeo do evento.

 

Relatório de Ações e Resultados do Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas Eleições 2020 (2021)
O Programa foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30 de agosto de 2019 com o objetivo de combater os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores envolvidos. Em 2021 a iniciativa foi transformada em programa permanente da Justiça Eleitoral e foi produzido relatório com objetivo de apresentar um balanço das ações desenvolvidas e dos resultados do programa.
Confira a íntegra do relatório.

 

Eleitor do Futuro - Indígenas (2021)
Com objetivo de incentivar a participação política dos jovens eleitores de diversas etnias indígenas de Minas Gerais, a Escola Judiciária Eleitoral promove o projeto "Eleitor do Futuro - Indígenas", que consiste em uma série de vídeos para expor percepções, expectativas e dúvidas sobre temas eleitorais de interesse das populações indígenas do Estado.
Acesse aqui a relação de vídeos.