Logo da Ejemg

É atribuição da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais estimular o estudo, a discussão, a pesquisa e a produção científica em matéria eleitoral, bem como promover ações institucionais de responsabilidade social que busquem o fortalecimento da cidadania política.

Por meio de ações e projetos voltados, principalmente, ao público externo, a Escola Judiciária Eleitoral promove espaços de diálogo entre a sociedade e a Justiça Eleitoral. Essa atuação tem como objetivo estimular o exercício dos direitos políticos dos(as) cidadãos(ãs) e fomentar o conhecimento acerca do processo eleitoral.

Projetos e Ações

 

3° Turno
O Projeto 3º Turno promove palestras e debates com objetivo de criar um espaço para a reflexão sobre o processo político-eleitoral brasileiro e estimular o estudo, a pesquisa e a produção científica em matéria  eleitoral.
Saiba mais.

 

Cine-Café
O Projeto Cine-Café tem como proposta estabelecer, por meio de análise de filmes previamente selecionados, um destacado espaço para o debate e para a reflexão sobre temas relacionados aos mais variados enfoques da cidadania.
Saiba mais.

 

Eleitor do Futuro
O Programa Eleitor do Futuro tem como finalidade contribuir para a formação e a informação de adolescentes e jovens acerca do processo eleitoral e do papel do(a) eleitor(a) no processo de consolidação da cidadania política e da democracia, promovendo o debate e a reflexão política.
Saiba mais.

 

Conhecendo a Justiça Eleitoral
O Projeto Conhecendo a Justiça Eleitoral, por meio de encontros telepresenciais, busca dialogar com a comunidade universitária sobre os seguintes temas eleitorais: história da Justiça Eleitoral e do voto no Brasil, estrutura e funções da Justiça Eleitoral, etapas do processo eleitoral, segurança e credibilidade do sistema de voto eletrônico e enfrentamento à desinformação.
Saiba mais.

 

Machismo do Dia a Dia
Ação proposta para tratar do machismo estrutural e suas consequências na sociedade, no formato de entrevista, com a participação da expositora Katryn Lum, antropóloga e Doutora em Estudos Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu, e as entrevistadoras Lívia Lúcia Oliveira Borba, Diretoria Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, e Bethânia Andrade, Coordenadora de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Assista ao vídeo do evento.

 

Exposição: Olhares sobre o Feminino
Ação comunicacional em celebração ao Dia Internacional da Mulher e com a finalidade de promover reflexão acerca da importância da participação feminina no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e demais espaços de poder. Idealizada pela Comissão de Participação Feminina do TRE-MG, a ação contou com ilustrações feitas pelo servidor Arnaldo Pedrosa e com as locuções dos poemas realizadas pelas servidoras Ana Lúcia Bahia, Bethânia Andrade, Carina Bortolini, Carolina Franceschini, Grace Versiani, Juliana Costa, Maria Valéria Ferreira, Marinéia Almeida Marques, Renata Raphaele e Valéria Machado.
Assista ao vídeo da campanha.

 

Elegendo Mulheres: trajetória e desafios
Com objetivo de dialogar sobre a participação feminina na esfera política, a ação consiste em debate virtual com a participação das expositoras Lívia Borba, Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, Débora Vicente, servidora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, Iza Lourença, vereadora de Belo Horizonte, Ananda Winter, cientista política, e a mediadora Wendelaine Oliveira, servidora da 140ª Zona Eleitoral de Itaúna/MG.
Assista ao vídeo do evento.

 

Participação da Mulher na Política
Em referência ao Dia Internacional da Mulher, foi promovida a exposição da Srª. Margarete Coelho, Deputada Federal, sobre os desafios das mulheres nos espaços de poder e a luta pela representatividade. O evento contou com a participação das juízas da Corte Eleitoral, Srª. Patrícia Henriques Ribeiro e Srª. Cláudia Aparecida Coimbra Alves, que fizeram perguntas à expositora.
Assista ao vídeo do evento.

 

Reforma Eleitoral: limites e possibilidades
Palestra da Srª. Margarete Coelho, Deputada Federal, acerca da reforma eleitoral em tramitação na Câmara dos Deputados e seus possíveis efeitos nas próximas eleições gerais.
Assista ao vídeo do evento.

 

A Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira é responsável pela capacitação dos juízes eleitorais e servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Ela também realiza ações de estímulo ao estudo e à pesquisa sobre Direito Eleitoral, bem como projetos de formação de eleitores, membros de partidos políticos e candidatos em potencial.

História

A Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira  (EJEMG) foi criada pelo TRE-MG em 13 de dezembro de 2004, na Presidência do Desembargador Kelsen do Prado Carneiro (Resolução 666 de 13/12/2004). Sua organização e funcionamento são regulamentados pela Resolução TRE-MG Nº 1.142/2020.

O patrono

O Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira,  membro da Corte do Tribunal Superior Eleitoral, destacou-se como precursor da necessidade de preparação e formação do pessoal da Justiça Eleitoral. O Ministro foi o coordenador dos estudos que levaram à criação da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral em agosto de 2002, da qual foi primeiro Diretor Superintendente.

Abrangência de ação da Escola Judiciária do TRE/MG: formação,  atualização e especialização, inicial, continuada ou eventual de magistrados, membros do Ministério Público Eleitoral, servidores da Justiça Eleitoral de Minas Gerais e interessados no estudo do Direito Eleitoral, bem como o estímulo e a divulgação do estudo do Direito Eleitoral entre os seus operadores.

ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL MINISTRO SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA
Avenida do Contorno, 7526, Bairro Lourdes - 7º andar - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.110-048

Compõem a Escola Judiciária Eleitoral:
I – o Diretor-Superintendente;
II – o Diretor Executivo;
III – a Coordenadoria Executiva;
IV – o Conselho Consultivo.

•Diretor Superintendente: Desembargador Marcos Lincoln dos Santos

Diretora Executiva: Juíza Lívia Lúcia Oliveira Borba

I – Diretor-Superintendente;
II – Diretor Executivo;
III – Diretor-Geral da Secretaria do Tribunal;
IV – Coordenador Executivo da EJE-MG, como Secretário do Conselho;
V – titular da Secretária Judiciária;
VI – titular da Secretaria de Gestão da Informação e de Atos Partidários;
VII – titular da Secretaria de Gestão de Pessoas;
VIII – titular da Secretaria de Tecnologia da Informação;
IX – titular da Secretaria de Orçamento e Finanças;
X – titular da Coordenadoria de Comunicação Social;
XI – titular da Coordenadoria de Gestão Estratégica.

Coordenação Executiva
Telefone: (31) 3307-1102
E-mail: ejemg@tre-mg.jus.br
Chefia: Noriko Tsukamoto

Núcleo de Planejamento e Apoio à Gestão - NPLAG
Telefones: (31) 3307-1635/1967
E-mail: nplag@tre-mg.jus.br
Chefia: Valéria Aparecida de Souza Machado

Seção de Educação Corporativa - SEDUC
Telefone: (31) 3307-1350/1270/1285/1249
E-mail: seduc@tre-mg.jus.br
Chefia: Andreia Santos da Silveira Matos

Seção de Educação à Distância - SEADI
Telefone: (31) 3307-1323 /1324
E-mail: seadi@tre-mg.jus.br
Chefia: Verônica Alves de Souza Medeiros

Seção de Pesquisa e Cidadania - SEPEC
Telefone: (31) 3307-1575/1657/1103/1955
E-mail: sepec@tre-mg.jus.br
Chefia: Marinéia Vieira de Almeida Marques