TRE retoma expediente regular no dia 10, com foco na preparação das eleições

Eleitores podem solicitar atendimento no site ou nos cartórios eleitorais

Logo das Eleições 2022, com o slogan "#seuvotofazopaís".

Após o período de plantão durante o recesso do Poder Judiciário, o TRE-MG retoma seu expediente regular no dia 10 de janeiro. O ano de 2022 começa com foco nos preparativos para as gerais.

Atualmente, diversas equipes do Tribunal estão dedicadas ao planejamento de atividades e elaboração de treinamentos e manuais relacionados a temas como mesários, prestação de contas, propaganda, auditorias da votação eletrônica, ambientes de eleição e campanhas de esclarecimento sobre as Eleições 2022. Também estão sendo elaboradas matrizes de risco, para identificar possíveis riscos em diferentes etapas do processo eleitoral e prever soluções.

Todo esse trabalho visa aprimorar a atuação do TRE na organização e condução das eleições e prestação de serviços à sociedade. Ele é guiado pelas sugestões apresentadas por servidoras e servidores, magistradas e magistrados durante a Avaliação das Eleições 2020, realizada ao longo do primeiro semestre de 2021.

Atendimento ao eleitor

Cidadãs e cidadãos que precisam solicitar a emissão, transferência, regularização ou atualização do título de eleitor podem buscar atendimento pelo sistema Título Net, no site do TRE. Assim, ficarão em dia com a Justiça Eleitoral, sem precisar sair de casa.

Quem não tiver acesso à internet ou tiver dificuldades com o uso do sistema pode buscar atendimento presencial em um cartório eleitoral. O atendimento é das 13h às 18h e a Justiça Eleitoral recomenda que seja feito o agendamento, no site ou pelo Disque-Eleitor – telefone 148 ou (31) 2116-3600.

Todas as solicitações relacionadas ao título de eleitor devem ser feitas até 4 de maio, quando o cadastro eleitoral será fechado.

Vale lembrar que a coleta da biometria continua suspensa, conforme estabelecido na Resolução TSE nº 23.667/2021. Portanto, quem está com o título em dia e quer apenas coletar os dados biométricos não deve buscar atendimento.

Prazos processuais

Os prazos processuais permanecem suspensos até o dia 20 de janeiro, conforme estabelecido na Resolução TRE 1.123/2019. Eles voltam a correr no dia 21 de janeiro, mesma data em que a Corte Eleitoral inicia as sessões de julgamento de 2022.

Eleições 2022

O primeiro turno acontece no dia 2 de outubro, com votação para deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), deputado federal, senador (uma vaga), governador e presidente. Se houver necessidade de segundo turno para a eleição de governador e/ou presidente, ele acontecerá no dia 30 de outubro.

Em dezembro, o TSE aprovou todas as resoluções com regras para as Eleições 2022. Em breve, as íntegras das normas estarão disponíveis para consulta nos sites do TSE e do TRE-MG.

Confira um resumo das principais novidades nas resoluções das eleições.

 

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido