Presidentes dos TREs discutem novas tecnologias e democracia
89º Encontro do Coptrel aconteceu em Goiás

Nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/10), a cidade de Pirenópolis, em Goiás, foi sede do 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL). O TRE-MG foi representado no evento por seu presidente, desembargador Júlio César Lorens.
Ao longo da reunião de presidentes, na sexta-feira (10), foram debatidos temas como a democracia brasileira, inteligência artificial, uso de novas tecnologias no enfrentamento à desinformação e projetos de inovação dos TREs.
No início da noite, os presidentes aprovaram a Carta de Pirenópolis, que consolida as principais reflexões do Encontro. O documento reitera a preocupação com a influência da inteligência artificial nas dinâmicas de comunicação, a difusão de conteúdos falsos e os ataques à Justiça Eleitoral. Reafirma a missão da Justiça Eleitoral de proteger a democracia e assegurar a liberdade de escolha do eleitor. E reforça o compromisso com ações de educação midiática, transparência e diálogo com a sociedade. Por fim, os presidentes destacaram a disposição dos TREs de atuar de forma coordenada com o TSE, para aperfeiçoar a gestão eleitoral e fortalecer a unidade institucional.
Reuniões preparatórias
Na quinta-feira (9), a diretora-geral do TRE-MG, Cassiana Viana, participou da reunião de diretores-gerais dos TREs. Entre os tópicos abordados na pauta dos diretores, destacaram-se a organização de cartórios eleitorais, o uso de novas ferramentas de tecnologia da informação e as políticas de acessibilidade.
Cassiana fez uma apresentação (foto abaixo) sobre os desafios da aplicação de uma determinação do Conselho Nacional de Justiça para a Justiça Eleitoral, relacionada à consolidação de um sistema de precedentes obrigatórios. A diretora-geral do TRE-MG falou, ainda, sobre a adoção de recursos de inteligência artificial pela Justiça Eleitoral.
Também houve uma reunião das assessorias de comunicação dos TREs, com foco no tema educação midiática. E um painel sobre as perspectivas para o cenário político nas Eleições 2026, com a presença de todos os participantes do 89º Encontro do COPTREL.
COPTREL
O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi fundado em 16 de setembro de 1995. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O COPTREL é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Curta nossa página no Facebook.