TRE-MG dará treinamento sobre processo eleitoral para policiais militares
Aula inaugural aconteceu no dia 27 de novembro; curso será em 2026

Nesta quinta-feira (27), o vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, deu uma palestra para policiais militares sobre a atuação institucional da Polícia Militar na garantia das eleições e da democracia. A apresentação aconteceu na Escola de Formação de Sargentos da PMMG, em Belo Horizonte, e foi a aula inaugural do Módulo Eleitoral que integrará o Curso de Formação de Oficiais. O diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Luiz Carlos Rezende, também participou do evento.
Durante a palestra, o desembargador Carlos Henrique ressaltou a importância da parceria da Polícia Militar com a Justiça Eleitoral para garantir a tranquilidade das eleições. Em todas as eleições, a PM participa do Gabinete Integrado de Segurança (GIS), grupo responsável por planejar e executar ações de segurança em Minas e monitorar as ocorrências nos dias de votação. Além disso, a PM também é responsável pela segurança no transporte e distribuição das urnas eletrônicas.
O vice-presidente do TRE-MG ponderou que, ao contribuir para a realização de eleições tranquilas, a Polícia Militar ajuda a consolidar a democracia brasileira: “Um processo eleitoral sadio garante que a vontade do povo seja expressa com legitimidade, fortalecendo a democracia e a confiança nas instituições”.
Módulo Eleitoral
O Módulo Eleitoral no Curso de Formação de Oficiais será realizado em 2026. As aulas abordarão temas como o papel constitucional da Justiça Eleitoral e da Polícia Militar, segurança do voto eletrônico, logística das eleições, condutas vedadas, propaganda e desinformação, entre outros.
Curta nossa página no Facebook.

