TRE-MG cassa vereadores de Jeceaba por fraude à cota de gênero

Os votos recebidos pelo PSB serão anulados e haverá novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário

Banner julgamentos da Corte Eleitoral

Na sessão de julgamento dessa quarta-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por cinco votos a um, reformou a decisão do juízo da 338ª Zona Eleitoral e reconheceu a fraude à cota de gênero, praticada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Jeceaba (Região Central de Minas), nas eleições para vereador de 2024. 

Com a decisão, foram cassados os dois vereadores eleitos pela agremiação, Alexandre José Pereira e Jesus José de Matosinhos, e declarada inelegível a candidata fictícia, Tânia Maria Ferreira, por oito anos.  

Na decisão de primeira instância, o juiz eleitoral considerou que não houve prova de que a candidatura de Tânia era fictícia, o que afastaria a fraude. 

O relator do processo no TRE-MG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, entendeu demonstrados os critérios fixados na Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a configuração da fraude à cota de gênero: votação inexpressiva da candidata Tânia (quatro votos), prestação de contas sem movimentação financeira relevante e apresentada fora do prazo, e ausência de atos efetivos de campanha.  

Segundo ele, deve ainda ser observado que a candidata não era filiada ao tempo da convenção e do registro, só regularizando posteriormente, o que corrobora o reconhecimento da candidatura como fictícia. 

O Tribunal decidiu também pela cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PSB e anulação dos votos recebidos pelo partido. Em data ainda a ser definida, haverá a retotalização dos votos para vereador, com novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Após esse procedimento, serão conhecidos os dois vereadores que irão ocupar as vagas abertas com a cassação.  

Cabe recurso para o TSE.  

Processo relacionado: 0600551-75.2024.6.13.0338.

 

Siga-nos no Instagram e no X.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
WhatsApp: (31) 3307-1148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido

Aviso de privacidade

O Portal do TRE-MG utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.