TRE instala postos de atendimento ao eleitor em instituições parceiras
Até outubro, serão montados 13 postos temporários

Em mais uma medida para ampliar o cadastramento biométrico em Minas Gerais, o TRE-MG assinou acordos de cooperação com nove instituições para a instalação de postos temporários de atendimento ao eleitor. De agosto a outubro, serão 13 postos de atendimento em Belo Horizonte.
Confira a lista de instituições que receberão o atendimento da Justiça Eleitoral:
- Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG - foto acima);
- Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG);
- Ministério Público de Minas Gerais (MPMG);
- Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6);
- Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3);
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG);
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG);
- Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG);
- Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Em todos os postos, o objetivo é atender as pessoas que trabalham nas instituições. E, eventualmente, cidadãos que estejam no local para buscar serviços daquela instituição.
Posto de atendimento em unidade do TJMG
Posto de atendimento em unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais
Biometria em Minas Gerais
Atualmente, Minas Gerais tem 70,8% do eleitorado apto a votar já biometrizado. O TRE-MG quer aproximar esse número da média nacional, que é de 86% dos eleitores biometrizados. Por isso, em junho o Tribunal aprovou um plano integrado para ampliar a biometria em Minas. Entre as ações a serem executadas, estão a instalação de postos temporários em diversos locais e a Caravana da Biometria, que está levando atendimento a cidades que não têm sede de zona eleitoral.
Para cadastrar a biometria, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais (confira os endereços dos cartórios), de segunda a sexta-feira. Em Belo Horizonte, o atendimento é das 9h às 17h. Nas outras cidades, é das 12h às 17h.
Alguns cartórios podem ter horário de funcionamento diferente, por isso, o TRE recomenda que o cidadão cheque essa informação antes de se deslocar para buscar atendimento. Basta ligar para o Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.
Sobre a biometria
A biometria é um recurso que garante ainda mais segurança ao voto, pois evita que uma pessoa vote em lugar de outra e que alguém tenha mais de uma inscrição eleitoral. Além disso, cadastrar a biometria na Justiça Eleitoral pode trazer outras vantagens, como facilitar o acesso ao nível ouro da conta GOV.BR e a diversos serviços do INSS.
Saiba mais sobre a biometria na Justiça Eleitoral.
Curta nossa página no Facebook.