Entrega da Medalha Sálvio de Figueiredo encerra o congresso “Democracia e justiça”
Último dia do evento também teve uma apresentação sobre o projeto FOFO Cidadania

O congresso Democracia e justiça: garantias e transformações terminou na manhã desta sexta-feira (25), com a entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira. O último dia do congresso aconteceu no auditório do TRE-MG e foi transmitido ao vivo no canal do Tribunal no YouTube.
As atividades do dia começaram com uma apresentação sobre o projeto Formação de Formadores em Ações de Cidadania (FOFO Cidadania), criado em 2018 para capacitar as pessoas que conduzem ações de cidadania da Justiça Eleitoral. São ações realizadas junto a diferentes públicos, principalmente estudantes, para informá-los sobre o processo eleitoral brasileiro e desenvolver a cidadania política.
O servidor Marcelo Bortolo, gerente do FOFO, ressaltou que as ações de cidadania são uma forma de o Tribunal mostrar o que faz. E que “é conhecendo o que é feito que as pessoas passam a confiar na Justiça Eleitoral”.
Ele explicou que o projeto surgiu da necessidade de preparar os multiplicadores que realizam as ações de cidadania, priorizar os temas a serem abordados (segurança do processo eleitoral e enfrentamento à desinformação), dar unidade de discurso às ações e alinhá-las aos objetivos estratégicos do Tribunal. Em especial, o de fortalecer o relacionamento com a sociedade.
Marcelo também apresentou alguns números sobre as ações de cidadania do TRE-MG. Entre 2022 e 2024, foram realizadas 532 ações, que atingiram 202.906 pessoas. No mesmo período, 229 formadores foram capacitados por meio do FOFO.
Saiba mais sobre o FOFO Cidadania.
Medalha
Na sequência, houve a entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (foto no alto da página). A homenagem é concedida anualmente, em reconhecimento a magistradas e magistrados, membros do Ministério Público, advogadas e advogados, servidoras e servidores, profissionais e demais pessoas por suas ações em prol da formação, preparação e aperfeiçoamento dos operadores do Direito e no desenvolvimento de projetos de conscientização para a cidadania.
O homenageado de 2025 foi o juiz Adilson da Silva da Conceição, que atualmente é o titular da 3ª Vara Cível de Ituiutaba. Adilson já atuou como juiz eleitoral nas comarcas de Águas Formosas, João Pinheiro, João Monlevade, São Domingos do Prata e Ituiutaba. O magistrado participou de uma capacitação do FOFO e sempre foi um entusiasta dos projetos de cidadania do TRE-MG, tendo realizado diversas ações no período em que atuou como juiz eleitoral.
Emocionado, o juiz agradeceu a homenagem, destacando que fez os projetos com muito amor e muita dedicação. Adilson também disse que “Esse trabalho de cidadania não pode parar. Temos que continuar a propagar o nosso trabalho, que é honesto, ético, transparente e valioso”.
No encerramento, o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio, destacou que o congresso foi o “o evento mais brilhante que a Escola já realizou”. Falou sobre a qualidade dos debates e sobre o objetivo de “sempre buscar traçar o melhor caminho e se levar adiante procedimentos mais refinados, para que o eleitor possa exercer o seu direito de cidadania por meio do voto”. Por fim, elogiou o trabalho das pessoas envolvidas na organização do congresso e agradeceu aos parceiros do evento.
O congresso Democracia e justiça: garantias e transformações foi realizado em comemoração aos 20 anos da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais e teve apoio da Associação dos Magistrados Mineiros, SicoobJus-MP e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Leia mais:
24/04/2025 – Confira como foi o segundo dia do congresso “Democracia e justiça”
23/04/2025 – Congresso “Democracia e justiça” tem início em Belo Horizonte
Curta nossa página no Facebook.