Candidatos a vereador mirim visitam o TRE-MG
Estudantes participam do projeto Câmara Mirim, em Belo Horizonte

Nesta quarta-feira (30), os candidatos a vereador no projeto Câmara Mirim, de Belo Horizonte, participaram de uma tarde de aprendizado sobre o processo eleitoral na sede do TRE-MG. Os jovens são alunos do 6º ao 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares da capital mineira.
Eles assistiram a palestras sobre a história da Justiça Eleitoral e do voto no Brasil; etapas do processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação; e visitaram o Centro de Memória do TRE-MG. Também conheceram o sistema parametrizado desenvolvido pelo Tribunal para as eleições do Câmara Mirim e conferiram os dados dos candidatos inseridos nas urnas que serão usadas na votação em cada escola.
Teresa Silva, representante da Secretaria Municipal de Educação, acompanhou as atividades e elogiou a relevância desse projeto para a formação dos jovens: “É um projeto de protagonismo estudantil com foco na cidadania. Ele dá a oportunidade de os alunos exercitarem a cidadania e entenderem os processos do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. O momento em que eles participam desse processo e são eleitos com certeza vai impactar positivamente a vida dos nossos estudantes”.
Conheça o projeto
O projeto Câmara Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral e o Centro Pedagógico da UFMG. Tem por objetivo proporcionar aos alunos das escolas participantes a oportunidade de aprenderem sobre o processo legislativo, participarem em de um processo eleitoral e ainda desenvolverem habilidades de oratória e trabalho em equipe.
O projeto surgiu em 2008 e, desde então, só não foi realizado em 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19. Em 2025, será a 16ª legislatura, com 45 vagas de vereador mirim. Mais de 5.500 alunos de 15 escolas participam desta edição.
Os 156 candidatos a vereador mirim já estão fazendo campanha para conquistar os votos dos colegas. A eleição acontecerá no dia 7 de maio, e cada escola elegerá três vereadores. Os eleitos serão diplomados pelo TRE no dia 21 de maio, e a posse está prevista para 25 de junho.
Durante o mandato, os vereadores mirins participam mensalmente de uma sessão na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em seus trabalhos, apresentam e debatem propostas sobre temas de ordem social, ambiental, econômica e política. As propostas aprovadas são enviadas à Comissão de Participação Popular da CMBH para avaliação, podendo ser encaminhadas para tramitação no Plenário da Câmara Municipal.
O Câmara Mirim envolve, ainda, a realização de dinâmicas em todas as escolas participantes, por formadores da Câmara e do TRE, para dialogar sobre Poder Legislativo e eleições. Nas atividades, os estudantes aprendem sobre cidadania política e funções legislativas, além de conhecer a urna eletrônica e votar no sistema de treinamento da Justiça Eleitoral.
Curta nossa página no Facebook.