Uberlândia recebeu a última edição do Projeto “Antes do Voto 2024”
Evento debateu temas relacionados às eleições de 2024
Nesta sexta-feira (17), Uberlândia recebeu a última edição do Projeto “Antes do Voto 2024” no interior. O evento, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), ocorreu na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL da cidade.
Os palestrantes, especialistas do TRE em suas áreas de atuação, abordaram assuntos diretamente relacionados às eleições municipais de 2024 e tiveram atuação destacada em mais essa edição do Projeto “Antes do Voto 2024”, tanto nas palestras como nas respostas às perguntas formuladas pelos participantes dos eventos.
O tema registro de candidaturas e propaganda eleitoral foi apresentado por Pablo Aragão Lima, secretário de eleições; a participação feminina na política, foi explanado por Lara Marina Ferreira, coordenadora de responsabilidade social; prestação de contas eleitorais ficou a cargo de Júlio César Diniz Rocha, coordenador do controle de contas eleitorais e partidárias; e condutas vedadas em campanhas eleitorais foi o assunto desenvolvido por Paulo de Souza Trindade Junior, servidor da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Cerca de 400 pessoas assistiram às palestras.
O desembargador Octavio Boccalini, presidente do TRE e do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), abriu o evento, ressaltando que “O intuito deste encontro vai além de transmitir informações: ele é de extrema relevância para que todas e todos participem de um processo eleitoral que se avizinha seguro, tranquilo, transparente e legítimo”. “A nossa intenção é promover o conhecimento de qualidade sobre o processo eleitoral e sobre a responsabilidade de todas e todos com a democracia”, disse o magistrado.
Afirmou ainda que “Não posso deixar de ressaltar a importância das senhoras e senhores para a realização deste processo eleitoral, juízas e juízes de 1ª instância, na linha de frente, essenciais para o processo eleitoral tranquilo; servidoras e servidores, imbuídos de suas reponsabilidades; partidos e candidatos bem informados sobre a legislação, respeitando as campanhas, atuando para que o eleitor chegue as urnas, no dia 6 de outubro, bem informado e seguro”.
E concluiu: “Tenho o firme propósito de a cada dia valorizar, ainda mais, o trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral, sempre munindo os participantes e atores do processo eleitoral de informações fidedignas. ”
Além do presidente, estiveram presentes os seguintes membros do Tribunal: os desembargadores Ramom Tácio, vice-presidente e corregedor, Joemilson Donizetti Lopes, diretor-executivo da EJEMG, Carlos Henrique Perpétuo Braga, integrante substituto da Corte Eleitoral; e Patrícia Henriques, integrante da Corte, na classe jurista.
Outras autoridades também participaram do encontro: juíza diretora do Foro Eleitoral de Uberlândia, Kenia Suzete Baía Ferreira Heilbuth; desembargadora Yeda Monteiro Athias, vice-corregedora do TJMG; prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão; vereador Antônio Carrijo, representando o Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia; procurador de Justiça, Luiz Henrique Borsari; assessora de política institucional da CDL, Luciane Fátima Lucas Pereira Claudino; diretor de prerrogativas da OAB Uberlândia, Clóvis Mesiano Muniz Júnior; representante da AMVAP, Márcio Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Romaria, entre outras autoridades.
Esse evento concluiu o Projeto Antes do Voto 2024 no interior do estado, que foi realizado nas cidades de Poços de Caldas (22/3), Juiz de Fora (12/4), Governador Valadares (26/4), Montes Claros (10/5) e Uberlândia (17/5).
Saiba mais sobre o Antes do Voto.
Curta nossa página no Facebook.