Uberlândia recebeu a última edição do Projeto “Antes do Voto 2024”

Evento debateu temas relacionados às eleições de 2024

Foto da mesa do Antes do Voto Uberlândia

Nesta sexta-feira (17), Uberlândia recebeu a última edição do Projeto “Antes do Voto 2024” no interior. O evento, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), ocorreu na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL da cidade. 

Os palestrantes, especialistas do TRE em suas áreas de atuação, abordaram assuntos diretamente relacionados às eleições municipais de 2024 e tiveram atuação destacada em mais essa edição do Projeto “Antes do Voto 2024”, tanto nas palestras como nas respostas às perguntas formuladas pelos participantes dos eventos. 

O tema registro de candidaturas e propaganda eleitoral foi apresentado por Pablo Aragão Lima, secretário de eleições; a participação feminina na política, foi explanado por Lara Marina Ferreira, coordenadora de responsabilidade social; prestação de contas eleitorais ficou a cargo de Júlio César Diniz Rocha, coordenador do controle de contas eleitorais e partidárias; e condutas vedadas em campanhas eleitorais foi o assunto desenvolvido por Paulo de Souza Trindade Junior, servidor da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Cerca de 400 pessoas assistiram às palestras. 

Foto da plateia do Antes do Voto Uberlândia

O desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini, presidente do TRE e do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), abriu o evento, ressaltando que “O intuito deste encontro vai além de transmitir informações:  ele é de extrema relevância para que todas e todos participem de um processo eleitoral que se avizinha seguro, tranquilo, transparente e legítimo”. “A nossa intenção é promover o conhecimento de qualidade sobre o processo eleitoral e sobre a responsabilidade de todas e todos com a democracia”, disse o magistrado. 

Afirmou ainda que “Não posso deixar de ressaltar a importância das senhoras e senhores para a realização deste processo eleitoral, juízas e juízes de 1ª instância, na linha de frente, essenciais para o processo eleitoral tranquilo; servidoras e servidores, imbuídos de suas reponsabilidades; partidos e candidatos bem informados sobre a legislação, respeitando as campanhas, atuando para que o eleitor chegue as urnas, no dia 6 de outubro, bem informado e seguro”.

E concluiu: “Tenho o firme propósito de a cada dia valorizar, ainda mais, o trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral, sempre munindo os participantes e atores do processo eleitoral de informações fidedignas. ” 

Foto presidente no Antes do Voto Udia.

Além do presidente, estiveram presentes os seguintes membros do Tribunal: os desembargadores Ramom Tácio, vice-presidente e corregedor, Joemilson Donizetti Lopes, diretor-executivo da EJEMG, Carlos Henrique Perpétuo Braga, integrante substituto da Corte Eleitoral; e Patrícia Henriques, integrante da Corte, na classe jurista. 

Outras autoridades também participaram do encontro: juíza diretora do Foro Eleitoral de Uberlândia, Kenia Suzete Baía Ferreira Heilbuth; desembargadora Yeda Monteiro Athias, vice-corregedora do TJMG; prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão;  vereador Antônio Carrijo, representando o Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia; procurador de Justiça, Luiz Henrique Borsari;  assessora de política institucional da CDL, Luciane Fátima Lucas Pereira Claudino; diretor de prerrogativas da OAB Uberlândia, Clóvis Mesiano Muniz Júnior; representante da AMVAP, Márcio Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Romaria, entre outras autoridades. 

Esse evento concluiu o Projeto Antes do Voto 2024 no interior do estado, que foi realizado nas cidades de Poços de Caldas (22/3), Juiz de Fora (12/4), Governador Valadares (26/4), Montes Claros (10/5) e Uberlândia (17/5).   

Saiba mais sobre o Antes do Voto.

 

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido