Juiz Antônio Leite de Pádua toma posse como membro titular da Corte Eleitoral
Magistrado exercerá a função por dois anos

Nesta terça-feira (6), o magistrado do TJMG Antônio Leite de Pádua tomou posse como membro titular da Corte Eleitoral mineira na classe juiz de Direito, cargo que exercerá por dois anos. Ele ocupa a vaga deixada por Cássio Azevedo Fontenelle, cujo biênio se encerrou em 2 de agosto.
O desembargador Ramom Tácio de Oliveira, presidente do TRE, destacou a satisfação com a posse de Antônio Leite de Pádua, em momento importante e crucial, quando estamos vivenciando, com as eleições municipais, os passos para uma democracia mais efetiva. O presidente também falou sobre os desafios que a Justiça Eleitoral tem pela frente, especialmente o confronto entre mundo real e virtual, “devendo sempre se preocupar em proteger o eleitor para que possa exercer a sua escolha de forma livre e isenta”. Ao final, afirmou que o empossado “possui os predicados imprescindíveis e indispensáveis para essa jurisdição”.
O juiz Antônio Leite de Pádua, em seu pronunciamento, ressaltou a grande satisfação com a oportunidade de servir à Justiça Eleitoral, exercendo um cargo tão importante, “prometendo dar o melhor ao TRE”. Afirmou estar ciente dos desafios dos novos tempos, especialmente o uso da inteligência artificial. Mas que sabe da estrutura forte do Tribunal para lidar com os desafios. Disse, ainda, que o seu trabalho será responsável, “decidindo de acordo com a lei e conciliando a sua aplicação com a Justiça, analisando os fatos com imparcialidade e não se afastando da razoabilidade e bom senso”.
A solenidade, que aconteceu na Sala de Sessões do TRE-MG, também contou com a presença dos integrantes da Corte Eleitoral; dos desembargadores Sálvio Chaves e Antônio Armando dos Anjos, representando os presidentes do TJMG e da Amagis, respectivamente; familiares e amigos do empossado.
Currículo
Antônio Leite de Pádua é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas. É juiz de Direito desde 1996, tendo atuado nas comarcas de Morada Nova de Minas, São Francisco, Novo Cruzeiro, Diamantina, Contagem, Betim. Atualmente, é titular da 4ª Vara de Sucessões e Ausência de Belo Horizonte.
Atuou como juiz eleitoral em Morada Nova de Minas, São Francisco, Novo Cruzeiro e Contagem. Era, ainda, membro substituto da Corte Eleitoral mineira desde 14/07/2023.
Composição
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais é composta por sete membros titulares e igual número de substitutos. Dois desembargadores e dois juízes de direito são provenientes do TJMG, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois são da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.
Siga-nos no X e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.