Alunos e professores do Instituto São Rafael visitam o TRE-MG
Eles participaram de uma palestra, treinamento com a urna eletrônica e visita guiada ao Centro de Memória

Na tarde do dia 25 de setembro, o TRE-MG recebeu a visita de alunos e professores do Instituto São Rafael, que atende pessoas com deficiência visual em Belo Horizonte. A visita fez parte da programação da Semana da Acessibilidade, realizada de 22 a 26 de setembro.
A primeira atividade foi uma palestra sobre a história da Justiça Eleitoral e do voto no Brasil. Em seguida, alunos e professores fizeram um treinamento na urna eletrônica, votando em candidatos fictícios. Para alguns deles, foi o primeiro contato com a urna eletrônica, uma oportunidade para conhecer os recursos de acessibilidade do equipamento – como o teclado em braile e a voz ‘Letícia’, sintetizador que lê as informações que aparecem em cada tela ao longo da votação.
Por fim, eles visitaram o Centro de Memória do TRE. Lá, eles puderam tocar diversos modelos de urnas – de madeira, de lona e eletrônicas. Alguns dos equipamentos normalmente ficam protegidos dentro de caixas de vidro, devido à necessidade de preservação. Pela primeira vez, essa proteção foi retirada, para que os visitantes pudessem tocar os equipamentos e compreender melhor a evolução das urnas utilizadas em eleições.
Ao longo de toda a visita, houve o cuidado de descrever ambientes, pessoas e objetos, para que os alunos e professores pudessem ter uma compreensão melhor do que estavam vivenciando e escutando.
Semana da Acessibilidade
A Semana da Acessibilidade foi realizada para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Além da visita do Instituto São Rafael, a programação contou com as seguintes atividades:
- 23/09 – palestra virtual para servidores sobre o tema "Conhecer para Acolher: neurodivergência e o ambiente de trabalho", com a médica Lailah Vilela, especialista em neurodivergência e pessoa autista.
- 24/09 – debate do projeto Cine-Café sobre o tema "Neurodivergência e a ética do cuidado", a partir do filme "Meu filho, nosso mundo". O evento aconteceu no auditório do TRE.
Curta nossa página no Facebook.