TRE e PMMG celebram Acordo de Cooperação Mútua
Parceria envolve o intercâmbio de informações e a implantação de uma Assessoria Militar no Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) celebraram, na manhã desta sexta-feira (1º), um Acordo de Cooperação Mútua, objetivando o intercâmbio de informações, a troca de documentos institucionais e a criação de uma Assessoria Militar na Justiça Eleitoral mineira. O acordo vai ajudar a reforçar ações de segurança dos prédios do Tribunal, servidoras e servidores, magistradas e magistrados.
Representando o TRE, o presidente da instituição, desembargador Marcos Lincoln, destacou que trata-se de mais “uma conquista da sociedade mineira”. Segundo o dirigente, a parceria entre a Polícia Militar e a Justiça Eleitoral em Minas, que já existe há tempos, vem se aprimorando e, além da necessária atuação logística e de segurança pública, era possível uma maior aproximação entre as instituições, o que agora se consolida com a criação de uma Assessoria Militar no TRE.
Pela PMMG, assinou o termo o Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. O militar fez uma comparação entre as dificuldades do pleito de 2020, onde tudo era novo, inesperado, porém, “foi uma oportunidade para crescer, para desenvolver ainda mais o trabalho das duas instituições, o que ora se vê na assinatura desse convênio”. Para o militar, o trabalho conjunto fica mais fortalecido e representa um ganho tanto para o TRE quanto para a PMMG, bem como para a sociedade. “É um acordo com uma dimensão intangível”, afirmou.
Após a assinatura do acordo, as pessoas presentes conheceram a sala destinada à Assessoria Militar, localizada no 3º andar do edifício sede.
Compareceram ao evento os membros da Corte Eleitoral; o juiz de Direito Paulo Tamburini (ex-juiz auxiliar da presidência do TRE e que participou dos estudos para a criação e instalação da Assessoria Militar); o juiz Carlos Donizetti, diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte; o coronel Eduardo Felisberto Alves (chefe do Estado Maior da PMMG), além de outras autoridades militares e civis.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.