Eleitores que solicitaram atendimento pelo Título Net precisam acompanhar o andamento do pedido no sistema

Em alguns casos, poderá ser necessária a correção ou complementação de informações e documentos

Print da tela inicial do sistema de acompanhamento do Título Net.

O TRE-MG vem incentivando as eleitoras e eleitores mineiros a solicitarem atendimento pelo sistema Título Net , para não precisarem ir até um cartório eleitoral. Mas há um alerta importante a ser feito: quem solicitar o atendimento virtual precisa monitorar o andamento do pedido na página Autoatendimento do eleitor , no site do TSE.

É por lá que o eleitor vai saber se o seu requerimento foi processado e o título já está pronto para consulta ou impressão. Ou se há alguma pendência que precisa ser resolvida.

O preenchimento do requerimento no Título Net não garante a emissão ou atualização automática do título de eleitor. Todos os pedidos são conferidos minuciosamente por servidoras e servidores dos cartórios eleitorais. Se há pendências, enquanto elas não são resolvidas, o cartório não consegue processar o atendimento e emitir, atualizar ou regularizar o título de eleitor.

E, enquanto não verificar se o pedido foi processado ou se há pendências a serem resolvidas, a pessoa que solicitou atendimento pelo Título Net não deve requerer um novo atendimento.

Vale lembrar, ainda, que todos os pedidos de atendimento devem ser feitos até o dia 4 de maio, quando será fechado o cadastro eleitoral.

Como acompanhar

Para consultar o andamento da solicitação , basta utilizar os dados pessoais ou o número de protocolo gerado pelo Título Net quando a pessoa faz um requerimento no sistema. Esse número aparece na tela do Título Net após a eleitora ou eleitor finalizar o preenchimento e envio do formulário. Ele também é encaminhado para o e-mail que a pessoa informou ao preencher a solicitação de atendimento.

Se houver alguma pendência no requerimento, o sistema de acompanhamento do Título Net vai exibir a mensagem “Em processamento com pendência”.

Print de tela do Título Net informando a situação "Em processamento com pendência".

Nesse caso, a pessoa deverá entrar em contato com o cartório eleitoral do município em que é registrada como eleitora para verificar o que precisa fazer.

Confira os telefones das zonas eleitorais de Minas Gerais .

A ligação também pode ser feita para o Disque-Eleitor, pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Pendências

As principais pendências identificadas nos requerimentos feitos pelo Título Net são:

a) Nome da pessoa solicitante, do pai ou da mãe com um dos sobrenomes abreviados

Se o documento de identidade com foto anexado ao Título Net tiver um sobrenome abreviado, é necessário enviar também a certidão de nascimento, que tem todos os nomes e sobrenomes escritos por extenso.

b) Documentos ilegíveis ou incompletos

Todas as imagens devem estar nítidas e mostrar o documento inteiro, sem cortar nenhum pedaço.

c) Comprovante de endereço com menos de três meses de emissão

Para registrar o domicílio eleitoral, a pessoa deve comprovar que tem vínculo no município há pelo menos três meses. Para uma solicitação de atendimento feita em abril, por exemplo, o comprovante de endereço deve ter sido emitido no máximo até janeiro deste ano.

d) Ausência de comprovante de quitação do serviço militar

A apresentação do documento é obrigatória para pessoas do sexo masculino, no ano em que completam 19 anos.

Vale lembrar, ainda, a importância de todos os campos do formulário, incluindo telefone e e-mail, serem preenchidos corretamente. E, além dos documentos mencionados acima, quem solicitar atendimento pelo Título Net também precisa anexar uma foto em estilo selfie segurando o documento de identidade ao lado do rosto, sem estar usando óculos, boné ou outro acessório que dificulte a identificação.

Pedido finalizado

Quando o sistema de acompanhamento do Título Net informar que o requerimento foi finalizado, não será enviada via impressa do título de eleitor para o endereço da pessoa solicitante. Ela poderá consultar os dados do título no site do TRE , baixar o aplicativo e-Título no celular ou imprimir o título de eleitor em casa .

Print de tela do Título Net, mostrando a situação "Finalizado com sucesso".

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

Leia também:

12/04/2022 – TRE vai ampliar atendimento ao eleitor a partir do dia 18 de abril

06/04/2022 – Justiça Eleitoral não está cancelando os títulos de eleitores com mais de 70 anos

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido