TRE homenageia dois ex-presidentes do Tribunal

Retratos dos desembargadores Pedro Bernardes e Rogério Medeiros foram colocados na Galeria de Presidentes da instituição

Montagem com fotos em preto e branco dos desembargadores Pedro Bernardes (esquerda) e Rogério Me...

Nessa quinta-feira (25), em sessão solene da Corte Eleitoral mineira, foram inaugurados os retratos dos desembargadores Pedro Bernardes de Oliveira e Rogério Medeiros Garcia de Lima na Galeria de Presidentes do TRE-MG. O evento foi realizado no auditório do Tribunal, respeitando-se os cuidados de combate ao coronavírus, com público restrito no ambiente e transmissão pelo canal do TRE no Youtube.

Um dos homenageados, o desembargador Pedro Bernardes, participou da cerimônia virtualmente, por meio de uma plataforma de videoconferência. Outras autoridades também participaram de uma mesa de honra virtual. Entre elas, o desembargador Gilson Lemes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Em seu discurso, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE, ressaltou as valorosas contribuições que os homenageados deram ao Tribunal e a importância de cada um para a história da instituição: “Esta homenagem se presta a ressaltar essa necessária memória, para que estejam, ambos, sempre presentes na lembrança dos que por aqui passarem, assim como para reforçar a extrema responsabilidade com a qual assumiram a Presidência deste Tribunal Regional e continuam a demonstrar em suas brilhantes carreiras.”

O desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, que foi presidente no período de 21 de junho de 2018 a 18 de junho de 2019, foi representado pelo seu filho, Pedro Henrique Bengtsson Bernardes, que fez o descerramento do retrato do pai na galeria de ex-presidentes. O desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, que foi presidente no período de 18 de junho de 2019 a 18 de junho de 2020, descerrou seu retrato acompanhado de dois de seus filhos.

A juíza Cláudia Coimbra, representando a Corte Eleitoral, falou sobre a importância da galeria de fotos para eternizar a atuação de cada presidente do TRE. Ressaltou a aposição dos retratos como “um marco de suas trajetórias e reconhecimento da notabilidade de suas gestões”, além de mencionar a admiração pelas qualidades pessoais e profissionais dos desembargadores Pedro Bernardes e Rogério Medeiros, enfatizando “a discrição no trato da coisa pública e compromisso com o trabalho, a justiça e a eficiência”.

Ângelo Giardini de Oliveira, Procurador Regional Eleitoral, citou as as dificuldades e desafios enfrentados pelo Tribunal nas Eleições 2018, quando o desembargador Pedro era presidente do órgão e desembargador Rogério era vice-presidente e corregedor; e no cenário da pandemia, destacando os atributos dos ex-presidentes e a forma sábia com que lidaram com esses problemas. O procurador também agradeceu a contribuição dos homenageados para o fortalecimento da democracia brasileira e da Justiça Eleitoral.

Em pronunciamento, o desembargador Rogério agradeceu a todos, em nome dele e do desembargador Pedro. E relembrou os ataques realizados contra as urnas eletrônicas durante as Eleições 2018. O magistrado falou de sua defesa ferrenha do processo eletrônico de votação e reforçou a confiança no sistema eleitoral brasileiro. Fez menção à alegria de voltar ao TRE e refletiu que “foram, sim, tempos difíceis, mas também de muita felicidade, por tudo o que pudemos realizar. (...) Os nossos retratos estão ali como testemunhas de que fizemos o que pudemos para a Justiça Eleitoral, o Poder Judiciário e, acima de tudo, toda a sociedade brasileira”.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido