Presidente do TRE-MG participa da abertura de Congresso de Direito Eleitoral
Presidente do TRE-MG participa da abertura de Congresso de Direito Eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Wander Marotta, participou, na última quinta-feira (27), da abertura do Congresso de Direito Eleitoral, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais. O evento foi na Escola Superior Dom Hélder Câmara, parceira da OAB/MG na promoção do evento. As palestras, ao longo desta sexta-feira (28), vão abordar temas relacionados às novas regras aplicáveis às Eleições 2014 e serão proferidas por ministros do Tribunal Superior Eleitoral e por advogados da área.
Também estiveram presentes o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, o presidente da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, o presidente da OAB mineira, Luis Cláudio da Silva Chaves, o presidente da comissão de direito eleitoral da OAB/MG, Mateus de Moura Lima Gomes, o reitor da Dom Helder Câmara, Paulo Umberto Stumpf, o diretor da Fundação Escola do Ministério Público, Antônio Sérgio Tonet e José Alfredo de Oliveira Barracho Jr., ouvidor eleitoral da OAB/MG.
O presidente do TRE-MG iniciou a sua fala assumindo o compromisso, em nome da Justiça Eleitoral mineira, de realizar eleições livres de corrupção. Fazendo uma retrospectiva da história da Justiça Eleitoral, que nasceu em 1932 justamente para coibir práticas fraudulentas, o desembargador Wander Marotta disse que “O único objetivo da justiça eleitoral é sempre este: de combater a corrupção, combater a compra de votos, problema que hoje é, ainda, aquele que mais nos preocupa”.
Ouvidoria Eleitoral da OAB/MG
O evento também marcou o lançamento oficial da Ouvidoria Eleitoral da OAB/MG 2014, por meio da posse do ouvidor eleitoral, José Alfredo de Oliveira Barracho Jr. O presidente da OAB mineira ressaltou a relevância do trabalho da ouvidoria eleitoral para conscientizar a população com relação a importância do voto. Segundo ele, “esse trabalho da OAB é fundamental: dar conhecimento à população das regras eleitorais fundamentais”.
Siga-nos no Twitter.