Projeto Cine Café

Evento suspenso com base no Comunicado 009/2020
Cine-café vai tratar da luta pelos direitos da população negra
No dia 13 de março, das 13h15 às 15h15, no auditório do 320, será realizada uma nova edição do Cine-café, evento promovido pela Escola Judiciária que dessa vez vai discutir a luta pela representação democrática igualitária a partir da exibição do filme "Selma: uma luta pela igualdade". A obra retrata os embates vivenciados pela população negra dos Estados Unidos na década de 1960 em busca de direitos civis, especialmente o direito ao voto.
Liderada por Martin Luther King, essa campanha culminou na marcha épica entre a cidade de Selma até a cidade de Montgomery, no estado do Alabama, estimulando a opinião pública norte-americana e convencendo o presidente Johnson a implementar a Lei Federal dos Direitos de Voto, em 1965.
O bate-papo contará com a participação de três mulheres com experiências e estudos sobre o tema: Sabrina de Paula Braga, que atuará como mediadora do evento, Daniela Cunha Pereira e Marianna Michelette da Silva, que serão debatedoras.
Inscrições
As inscrições para esse Cine-café já estão abertas. É só acessar o link e enviar o formulário preenchido. A participação dá direito ao adicional de qualificação.
Resumo
A Escola Judiciária Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira” lançou, em abril de 2018, o Projeto Cine Café – com a proposta de estabelecer o debate e a reflexão sobre temas relacionados aos mais variados enfoques da cidadania através da análise de trechos de filmes selecionados. Desde então, com a intensa participação de servidores e terceirizados, são realizadas palestras e debates no auditório do TRE-MG.
Já foram realizadas três edições do projeto, propondo, entre os participantes, o debate e análise, de forma crítica, sobre temas atuais e pertinentes, como os obstáculos das mulheres na vida profissional; a participação feminina na políticas e nos espaços de poder e a inclusão por meio das diferenças.
Objetivo
Estabelecer, por meio de análise de trecho do filme selecionado, um destacado espaço para o debate e reflexão sobre temas atuais e pertinentes.
A inclusão por meio da diversidade - "X-Men: Primeira Classe" - Setembro de 2019
A edição do segundo semestre de 2019 foi especial, uma vez que inserida no contexto de eventos relacionados à Semana da Acessibilidade, por meio da qual foi analisado, de forma crítica, o tema da inclusão por meio das diferenças.
O objetivo principal foi provocar nos participantes do evento que não têm deficiência uma reflexão crítica relativamente às questões de acessibilidade e inclusão por meio das diferenças, estimulando comportamentos empáticos.
O ponto de partida para o debate foi a exibição de um vídeo, editado a partir de um recorte do filme “X-Men: Primeira Classe”, com exibição das cenas mais emblemáticas que tangenciam o tema da inclusão e da diversidade.
Mediadora:
- Wendelaine Cristina Correia de Andrade Oliveira (Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais)
Debatedores:
João Andrade Neto (Analista Judiciário no Gabinete do Juiz-Membro V do TRE-MG)
Laura Martins (Influenciadora digital e autora do blog Cadeira Voadora)
Clairton Thomazi (Servidor público federal do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Membro da comissão de acessibilidade)
Os obstáculos das mulheres na vida profissional - "Estrelas Além do Tempo" - Abril de 2019
Essa segunda edição do Cine Café foi dedicada a debater os obstáculos enfrentados pelas mulheres na vida profissional, a partir de dois enfoques específicos. Em primeiro lugar, analisar o peso que a dupla jornada e o papel social conferido às mulheres impõem para suas vidas e escolhas profissionais. Em segundo lugar, os desafios que a vivência profissional feminina enfrenta, com limitações e discriminações que são impostas a um suposto papel profissional que deveria ser próprio das mulheres.
O ponto de partida para o debate foi a exibição de um vídeo, editado a partir de um recorte do filme “Estrelas Além do Tempo”, com exibição das cenas mais emblemáticas de obstáculos encarados por mulheres em suas carreiras profissionais.
Mediadora:
- Bethânia Meneses de Andrade (Jornalista e Chefe da Seção de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-MG)
Debatedoras:
Roberta Rocha Fonseca (Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais. Juíza Auxiliar da Presidência do TRE-MG)
Roberta Maia Gresta (Analista Judiciária do TRE-MG. Doutora em Direito pela UFMG)
Evanilde Freitas (Advogada, Pós Graduada em Direito Processual Civil, Pós Graduada em Direito Imobiliário)
Janaina dos Santos Damas Ribeiro (Defensora Pública na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais)
Participação feminina na política e nos espaços de poder - "As Sufragistas" - Abril de 2018
Foi proposto um debate acerca da participação feminina na política e nos espaços de poder, abrangendo discussões sobre voto feminino no Brasil e no mundo, cota para mulheres nas candidaturas, reserva de cadeiras, violência política, discriminação, preconceitos, dentre outros temas afins.
O ponto de partida foi a exibição de um vídeo, editado a partir de um recorte do filme “As Sufragistas” com exibição de cenas mais impactantes com foco no processo de conquista de espaço e direito ao voto feminino.
Debatedoras:
Andrea Cristina de Miranda Costa (Juíza Eleitoral - 29ª ZE de Belo Horizonte)
Bethânia Meneses de Andrade (Jornalista e Titular da SEJOR/ CCS/ TRE-MG)
Carolina Lobo (Advogada. Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MG)
Edilene Lobo (Advogada eleitoralista e Professora)
Polianna Pereira dos Santos (Advogada. Diretora Presidente do Movimento Visibilidade Feminina)