Partidos políticos têm até dia 30 para enviar prestação de contas anual

O envio deve ser feito pelo Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA)

Prestação de contas

Termina no dia 30 de junho o prazo para os diretórios partidários entregarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas anual referente ao exercício de 2020. A exigência de prestação de contas está prevista na Constituição Federal (art. 17) e é regulamentada no Capítulo I do Título III da Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos).

Estão obrigados a prestar contas os diretórios nacionais, estaduais, municipais e comissões provisórias/interventoras. A elaboração da prestação de contas deverá, obrigatoriamente, ser realizada pelo Sistema de Prestação de Contas Anuais (SPCA) e observar a Resolução TSE nº 23.604/2019 e o Plano de Contas aprovado pela Portaria TSE nº 926/2018.

Após o envio das contas, o diretório partidário não pode abrir novamente o sistema para inserir informações. O sistema só será reaberto mediante ordem judicial, para apresentar esclarecimentos, documentos complementares e/ou retificação da prestação de contas.

Confira mais informações e orientações sobre o sistema SPCA.

Sanções

O partido que tiver as contas desaprovadas estará sujeito à suspensão da distribuição ou do repasse dos recursos provenientes do Fundo Partidário pelo período de um ano. A desaprovação também implicará a sanção de devolução da importância apontada como irregular, acrescida de multa de até 20%.

No caso de contas não prestadas, o órgão partidário perderá o direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; deverá devolver integralmente todos os recursos provenientes do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha que lhe forem entregues, distribuídos ou repassados. E terá o seu registro ou anotação suspenso (a), após decisão com trânsito em julgado, precedida de processo regular que assegure ampla defesa.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido