Presidente do TRE visita o Sul de Minas
Desembargador Júlio Lorens esteve em Pouso Alegre, Borda da Mata e Alfenas

Nesta sexta-feira (19), o presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens, e a diretora-geral do Tribunal, Cassiana Lopes Viana, estiveram em três cidades do Sul de Minas. Eles se reuniram com juízes eleitorais da região em Pouso Alegre e Alfenas, e acompanharam o atendimento realizado pelo ônibus TRE Aqui em Borda da Mata, no projeto Caravana da Biometria.
A visita a Borda da Mata, no início da tarde, também teve a participação do juiz da 227ª Zona Eleitoral, Túlio Márcio Lemos Mota Naves, e do chefe de cartório, Milton Júnior. Estiveram presentes, ainda, a prefeita, Tatiana Pires Pereira Cobra, e o vice-prefeito, Jorge Luiz de Mello, de Borda da Mata.
Reunião
Na parte da manhã, o presidente e a diretora do TRE-MG se reuniram em Pouso Alegre com juízas e juízes de 15 zonas eleitorais da região. E acompanharam o atendimento a eleitores no cartório eleitoral da cidade.
No local, o desembargador Júlio César Lorens conversou com jornalistas. O presidente do TRE destacou a importância de os eleitores cadastrarem a biometria, para dar ainda mais segurança ao processo eleitoral. E incentivou as pessoas que tiveram o título cancelado por ausência a três eleições consecutivas a regularizarem a situação, para poderem votar em 2026.
“Nós instituímos no Tribunal, há 3 meses, uma caravana pela biometria. Estamos percorrendo todas as zonas eleitorais para conscientizar o eleitor da importância do cadastramento biométrico(...). A biometria é um reforço do processo de votação, é a marca do eleitor. É a certeza absoluta de que ninguém vai tentar votar em seu lugar. É importante o eleitor se conscientizar de que, com a vinda dele ao cartório ou aos pontos de apoio, ele irá auxiliar a Justiça Eleitoral para que ela possa realizar e entregar eleições 100% fidedignas.”, afirmou o presidente.
À tarde, o desembargador Júlio Lorens, acompanhado do desembargador substituto do TRE, Paulo Tamburini e de Cassiana Viana se reuniram em Alfenas com juízas e juízes de outras 14 zonas eleitorais. Nas duas reuniões, foram discutidas estratégias para ampliar o cadastramento biométrico do eleitorado nos municípios do Sul de Minas.
Caravana da Biometria
Até 19/12/2025 o ônibus TRE Aqui passará por dez cidades mineiras que não têm sede de zona eleitoral, para fazer o cadastramento biométrico dos eleitores e oferecer outros serviços relacionados ao título de eleitor. O ônibus fica em Borda da Mata até o dia 21 de setembro, na Praça Antônio Megale. A próxima parada será Paraguaçu, também no Sul de Minas, de 25/09 a 05/10, no Terminal Rodoviário.
Saiba mais sobre a Caravana da Biometria.
Curta nossa página no Facebook.