Fórum VerDemocracia debate os principais desafios das Eleições de 2026
Presidente do TRE-MG participa do evento em Belém e será moderador de um dos painéis

A partir desta segunda (15), Dia Internacional da Democracia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, em celebração à data, o Fórum Nacional VerDemocracia, em Belém (PA). O evento, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), vai reunir durante três dias especialistas da Justiça Eleitoral e convidados para debater os principais desafios das Eleições Gerais de 2026. Entre eles, o impacto das mudanças climáticas na logística eleitoral, os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, a inclusão social, a cultura democrática e a consolidação do Estado Democrático de Direito.
O presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens, participa do encontro e será moderador do painel “Poder Judiciário e a Economia Verde”, marcado para terça (16), às 16h. Também acompanham o evento, pelo Tribunal, o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a diretora-geral, Cassiana Lopes Viana.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará a conferência de abertura às 19h30 desta segunda, com o tema “Democracia e Eleições – Questões Atuais”. O encontro prossegue ao longo dos dias 16 e 17, com oito painéis, sendo encerrado pelo ministro do STF e vice-presidente do TSE, Nunes Marques, com a palestra "Eleições 2026: desafios e perspectivas".
Os debates do Fórum serão transmitidos, ao vivo, pelo canal do TSE no YouTube.
Confira a programação completa e outras informações na página do evento.
*Com informações do portal do TSE
Curta nossa página no Facebook.