TRE diploma vereadores mirins eleitos em Belo Horizonte
Projeto Câmara Mirim é uma parceria do Tribunal com a Câmara de BH e a Secretaria de Educação do município

Nesta quarta-feira (21), o TRE-MG diplomou os 45 vereadores eleitos em 2025 no projeto Câmara Mirim. São estudantes do 6º ao 9º ano, sendo três de cada uma das 15 escolas participantes de Belo Horizonte. O evento aconteceu no auditório do Tribunal.
O presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, ressaltou “a alegria de estar recebendo, em nosso ambiente, os novos vereadores mirins”. Afirmou que eles são a base da cidadania, “pilares do nosso amanhã”, devendo desde já buscaram a formação, se esforçando para alcançar um adiante melhor, sabendo da importância dos direitos e deveres em nossa sociedade.
Representando o presidente da Câmara Municipal, o vereador Pablo Almeida fez questão de relembrar o seu tempo de estudante, sempre em escolas públicas, o que demonstra que os novos vereadores mirins podem sim acreditar no futuro, na possibilidade de serem eleitos para um cargo público, como ele foi. Disse, mais, da importância da política na vida das pessoas, e de sempre agir com ética, buscando a verdade para que se formem líderes corajosos.
Leandro Ferraz, Controlador-Geral de Belo Horizonte, representando a Secretaria Municipal de Educação, enfatizou a importância do projeto, destacando a relevância e a proximidade do Poder Legislativo em prol da cidadania. Afirmou que sempre devemos entender que “política é convivência, diálogo, é o que permite viver em sociedade”.
O vereador mirim mais votado proporcionalmente, Paulo André Silva Parreiras, aluno do Colégio Batista Mineiro – Unidade Castelo, discursou em nome dos diplomados. “Foi um processo desafiador, de aprendizagem do processo legislativo, mas também um chamado para o exercício da cidadania, propiciando o nosso crescimento e encorajando para superar os desafios da sociedade”, disse.
Neste ano, também foram homenageados três mesários - Bernardo Silva Domingues, João Pedro Pinheiro Morgado Sino e Heitor Queirós Pereira -, que trabalharam nas respectivas escolas, como reconhecimento desse trabalho essencial para garantir a segurança de qualquer eleição.
Os diplomas aos vereadores mirins eleitos foram entregues pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE, Carlos Donizetti Ferreira da Silva, pelo vereador Pablo Almeida e por Leandro Ferraz.
Eleição
Na eleição dos vereadores mirins, ocorrida em 7 de maio deste ano, foram utilizadas urnas eletrônicas. Participaram as seguintes escolas: Colégio Batista Mineiro – Unidades Castelo e Floresta; Escola Canadense Maple Bear; Escolas Estaduais Francisco Sales e Henrique Diniz; Escolas Municipais Carlos Drummond de Andrade, Dom Bosco, Doutor Júlio Soares, Edith Pimenta da Veiga, Jonas Barcellos Côrrea, Lídia Angélica, Marconi, Paulo Freire, Salgado Filho, e Secretário Humberto Almeida.
Conheça o Projeto Câmara Mirim
Curta nossa página no Facebook