TRE inaugura a primeira Unidade de Atendimento ao Eleitor

UAE fica em Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Foto mostra uma mulher e cinco homens. Ao centro, o juiz José Alexandre Marson Guidi faz um disc...

Nesta segunda-feira (2), o TRE-MG inaugurou, em Itaguara, a primeira Unidade de Atendimento ao Eleitor (UAE). A unidade é vinculada à 81ª Zona Eleitoral, de Cláudio, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. O endereço é Rua Major Antônio Luiz, 32, Centro.

No local, eleitoras e eleitores poderão encontrar todos os serviços relacionados ao título de eleitor:

  • cadastramento biométrico;
  • alistamento eleitoral;
  • atualização, transferência e regularização do título de eleitor;
  • pagamento de multas;
  • emissão de certidões;
  • inscrição como mesário voluntário.

O juiz José Alexandre Marson Guidi, titular da 81ª ZE (ao centro, na foto acima), disse que a equipe do cartório recebeu a missão de instalar a primeira UAE e trabalhou com muito afinco para que tudo estivesse pronto para receber os eleitores. Ele falou sobre o fato de a unidade facilitar o acesso das cidadãs e cidadãos de Itaguara à Justiça Eleitoral e destacou que “Não é apenas um novo espaço físico. É a concretização de um compromisso institucional com a democracia, a cidadania e o respeito ao eleitor”.

O prefeito de Itaguara, Luan Brenner Gonçalves de Morais, declarou que a instalação da UAE é uma conquista importante, fruto do diálogo e parceria entre município e TRE. E que vai possibilitar o acesso dos cidadãos à Justiça Eleitoral com mais comodidade, agilidade e dignidade.

Já o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio (foto abaixo), ponderou que a criação das Unidades de Atendimento ao Eleitor é um passo enorme para o fortalecimento da democracia, porque “Estende a Justiça além dos portões do Tribunal. A Justiça tem que estar perto do povo, e as UAEs significam possibilidade de acesso das pessoas à Justiça Eleitoral”.

Desembargador Ramom Tácio(segundo da direita para a esquerda) é observado por quatro homens enqu...

Também participaram da inauguração da UAE em Itaguara o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MG, Carlos Donizetti; a diretora-geral, Sandra Freire; o deputado federal Domingos Sávio; vereadoras e vereadores de Itaguara e representantes da OAB.

Sobre as UAEs

Por meio da Resolução TRE-MG 1.297/2025, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais regulamentou a criação de Unidades de Atendimento ao Eleitor nos municípios mineiros que não são sede de zona eleitoral. A medida visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e ampliar a identificação biométrica do eleitorado mineiro.

Minas Gerais tem 304 zonas eleitorais, sediadas em 254 municípios. Nos outros 599 municípios, não há cartório eleitoral (lista em formato PDF). Mas as Prefeituras e Câmaras Municipais dessas cidades podem solicitar a instalação de uma Unidade de Atendimento ao Eleitor (UAE), evitando, assim, que eleitoras e eleitores precisem se deslocar a outro município para buscar atendimento presencial da Justiça Eleitoral.

Dúvidas sobre as Unidades de Atendimento ao Eleitor podem ser esclarecidas ligando para o Disque-Eleitor. Os telefones são 148 (somente para ligações dentro de Minas Gerais) e (31) 2116-3600.

1/ Galeria de imagens

 

Siga-nos no Instagram e no X.

Curta nossa página no  Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido