TRE-MG instala Gabinete Integrado de Segurança para as Eleições 2026
Grupo já iniciou o planejamento de ações para as eleições gerais

Nesta segunda-feira (15), o TRE-MG promoveu a instalação do Gabinete Integrado de Segurança (GIS) para as Eleições 2026. A primeira reunião aconteceu no auditório do Tribunal, em Belo Horizonte, e contou com a participação de representantes das 15 instituições que integram o GIS.
Em entrevista à imprensa, o desembargador Paulo Tamburini, coordenador do Gabinete Integrado de Segurança, explicou que o trabalho começa com uma matriz de riscos. O grupo estuda as eleições anteriores e identifica onde foram registradas as principais ocorrências. Também conversa com juízes eleitorais e forças policiais em todo o estado, para entender as necessidades de cada região. Com base nesses dados e no monitoramento do cenário atual, o GIS vai traçar as estratégias para a próxima eleição.

Sobre a importância da atuação do Gabinete, Paulo Tamburini destacou que “Em um estado como Minas Gerais, com 853 municípios, nós conseguimos garantir que todos os eleitores votem com tranquilidade e segurança”. Ele também falou sobre a participação de diferentes instituições nesse trabalho: “O que nós aprendemos ao longo dos anos é que sem integração e cooperação é muito difícil fazer um trabalho eficiente de segurança”.
Ao abrir a reunião, o presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens, ressaltou que a participação de todas as instituições que integram o GIS demonstra “o compromisso delas com a sociedade e com a democracia”. E explicou que, a cada eleição, o objetivo do Gabinete Integrado de Segurança é aprimorar ainda mais um trabalho que já é bem feito e dá bons resultados.

Também compuseram a mesa de honra na instalação do GIS os desembargadores Carlos Henrique Perpétuo Braga, vice-presidente e corregedor do TRE, e Sálvio Chaves, integrante substituto da Corte Eleitoral; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia. Além de representantes de todas as instituições do GIS, a reunião de instalação do Gabinete foi acompanhada por integrantes da Corte Eleitoral mineira, representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Associação dos Magistrados Mineiros e servidores do TRE-MG que integram o grupo de apoio ao GIS.
Sobre o GIS
O Gabinete Integrado de Segurança é instalado em todas as eleições em Minas Gerais desde 2008, e tem o objetivo de planejar, padronizar e coordenar todas as ações de segurança no estado, relacionadas ao transporte e armazenamento de urnas eletrônicas; à segurança de locais de votação, ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, servidores, magistrados e demais colaboradores. Também cabe ao GIS, nos dias de eleição, monitorar as ocorrências verificadas no estado, para agir quando necessário e centralizar o tratamento de informações a serem divulgadas pelo TRE-MG.
Integram o GIS as seguintes instituições: TRE-MG, Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército. Para as Eleições 2026, o GIS está sendo ampliado e passa a contar com a participação de representantes da Marinha, Aeronáutica, OAB-MG, Defensoria Pública de Minas Gerais e Defensoria Pública da União.
Curta nossa página no Facebook.

