Corregedoria do TRE-MG amplia aproximação com as zonas eleitorais
Programa busca integrar ainda mais o trabalho e aprimorar a gestão e transparência

A Corregedoria Regional Eleitoral de Minas Gerais, unidade responsável por orientar e fiscalizar a regularidade dos serviços eleitorais no estado, está aprimorando o relacionamento com as zonas eleitorais por meio do Programa Integra. A iniciativa foi instituída pelo Provimento CRE nº 2/2025, e visa promover uma aproximação maior entre a Corregedoria e os cartórios eleitorais, além de fortalecer práticas colaborativas de governança e de gestão.
O Programa Integra é uma evolução da Ação Integra, que previa a realização de reuniões virtuais de acolhimento aos magistrados recém designados para o exercício da jurisdição eleitoral. Com a transformação em programa, o Integra passou a prever também outras ações, entre elas a realização de rodas de conversa virtuais (que serão realizadas com as 304 zonas eleitorais até junho de 2026) e inspeções de ciclo semipresenciais.
A inspeção de ciclo é um procedimento de avaliação rotineiro realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral para verificar a regularidade dos serviços cartorários e recomendar eventuais ajustes. Realizadas normalmente de forma virtual, as inspeções passaram a ser semipresenciais, com a visita do vice-presidente e corregedor, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, e da equipe da Corregedoria à zona eleitoral objeto de cada inspeção.
Esse formato permite dialogar diretamente com magistrados, servidores, representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Desde a instituição do Programa Integra, foram feitas inspeções nas zonas eleitorais de Corinto (95ª ZE); Lavras (160ªZE - foto acima) e Visconde do Rio Branco (284ª ZE).
A equipe da Corregedoria também aproveita esses deslocamentos para visitar outras zonas eleitorais em cada região e conhecer de perto a realidade, necessidades e sugestões de servidores e magistrados. Já foram feitas visitas às zonas eleitorais de sete cidades: Conselheiro Lafaiete (87ª e 88ª); Curvelo (100ª); Oliveira (197ª); Paraopeba (206ª); Perdões (216ª); Piranga (217ª); e Sete Lagoas (263ª, 264ª e 322ª).
A Secretária da Corregedoria, Lara Ferreira (de vermelho, na foto abaixo), afirma que “Escutar os cartórios eleitorais é fundamental para pensar as ações que devem ser priorizados na Secretaria”. Ela relata que, com as visitas e as rodas de conversa virtuais, já foi possível identificar “a importância de desenvolver estratégias mais eficientes de comunicação, com clareza dos canais a serem usados e do tempo esperado para as respostas da Corregedoria".
Já o corregedor, desembargador Carlos Henrique Braga (primeiro à esquerda, na foto abaixo), avalia que as rodas de conversa e as visitas “têm sido exitosas porque despertamos um sentimento de pertencimento dos servidores, que são a mola propulsora da Justiça Eleitoral”.

A juíza Luíza Siqueira (de casaco claro, na foto acima), da 217ª Zona Eleitoral, de Piranga, avalia como positiva a iniciativa da Corregedoria de ir aos cartórios eleitorais. Para a magistrada, o contato direto facilita a troca de ideias e ajuda a definir estratégias melhores para desenvolver o trabalho, em especial para a ampliação do cadastramento biométrico. Luíza afirma que “essa visita demonstra o reconhecimento do Tribunal pelo esforço dos nossos servidores. É muito importante sentir que o trabalho realizado no interior do estado é visto e valorizado. Essa parceria fortalece a Justiça Eleitoral e nos motiva a continuar prestando um serviço de qualidade à população".
Relatório de atividades
O Programa Integra é um dos destaques na edição 2025 do Relatório Anual de Atividades da Corregedoria, que reúne as principais ações e projetos executados pela unidade. O desembargador Carlos Henrique apresentou o relatório durante a sessão de julgamentos da Corte Eleitoral no dia 17 de dezembro.
O corregedor explicou a importância da elaboração do relatório anual: “É uma medida de transparência e de prestação de contas aos membros da Corte e à sociedade sobre os serviços prestados pela Corregedoria Regional Eleitoral”.
Curta nossa página no Facebook.






